Quais habilidades trabalhar com alunos especiais?

Perguntado por: icardoso9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Faz-se necessário além da tecnologia utilizar materiais adaptados confeccionados pelo educador, visando explorar outras habilidades, como exemplos cito: desenhar, jogar basquete, realizar pareação de cores, números e letras, confeccionar brinquedos através da expressão criativa, explorar a linguagem e comunicação oral.

Formação Continuada de Professor na Perspectiva Inclusiva
Seu interesse é de adquirir reflexão e buscar novos saberes, analisar o cotidiano escolar e buscar através dessas formações estratégias e movimentos para mudar o que não estar dando certo na sala de aula.

A visão de Educação Especial presente no documento da BNCC representa uma perspectiva de inclusão sem garantias suficientes para a permanência na escola, com qualidade social, na medida em que não volta o olhar a essa modalidade, muito menos torna o currículo acessível para todos.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências ...

A Base estabelece cinco campos de experiências nos quais as crianças podem se desenvolver:

  • Eu, o outro e nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

“O AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”.

O AEE faz parte das iniciativas da educação inclusiva. Seu objetivo é atender as necessidades educacionais dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação.

A inserção das habilidades socioemocionais na BNCC são fundamentais para o trabalho com todos os estudantes e a comunidade escolar sobre como desenvolver empatia, solidariedade, relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, controlar as emoções e etc.

A função do AEE é o de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Em relação à educação especial, um currículo delineado por essas características deverá: 1. Contemplar as necessidades educativas dos alunos; 2. Dar atenção à diversidade na aula; 3. Estimular a heterogeneidade; 4.

A habilidade EF69AR19 consiste em: Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

(EF12EF05): experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.

(EF04LP25) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Habilidade (EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

A habilidade EF15LP07 consiste em: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

A sala de recursos multifuncionais deve contribuir para que a escola cumpra sua função social e estruture propostas pedagógicas que valorizem as diferenças e a inclusão, combinando a acolhida e acesso à participação na classe regular e o Atendimento Educacional Especializado, neste ambiente.

Além de elaborar, o professor também vai mapear recursos já existentes e que possam contribuir com a aprendizagem do aluno, como um software específico, materiais de apoio disponíveis na internet ou até peças de mobiliário que tornem a sala um ambiente mais acolhedor e aprazível.

O AEE tem muitas responsabilidades, como o ensino de Libras, Braille, de tecnologias assistivas e comunicação alternativa. Na verdade, o maior desafio da Educação Inclusiva está no Atendimento Educacional Especializado.

O professor de AEE deverá ter curso na área de Educação Especial e ou formação que o habilite para atuar na Educação Especial. · Aulas de reforço; · Ficar com o aluno indisciplinado ou mesmo com deficiência só por que ele está “atrapalhando” a aula.