Como saber se o bebê vai ficar com os olhos claros?

Perguntado por: opires . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Pai e mãe com olhos azuis têm grandes chances de o bebê nascer com olhos azuis; Pai e mãe com olhos castanhos, mas com um dos avós com olhos azuis, existe a chance de o bebê nascer com olhos azuis; Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos, a cor escura tem maior predominância.

Castanhos, verdes ou azuis. De que cor vão ser os olhos do bebé? A maioria dos bebés nascem com os olhos cinzentos, pelo que, para averiguar a cor exata do pequeno, vão ter de esperar, pelo menos, seis meses, que é a idade em que a cor se começa a definir.

Pai e/ou mãe - AA , todas as combinações terão ao menos um A no material genético, por isso 100% de chance do(s) filho (s) nasceram com olhos escuros.

Pois é, a resposta é sim! Os olhos podem mudar de cor em algumas pessoas, de acordo com a genética e a quantidade de melanina na íris. Antes de tudo, precisamos saber que a cor dos olhos é uma característica cuja herança genética é poligênica, o que significa que vários genes atuam na definição desta cor.

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

Depois de mais tempo de vida, o bebê passa a ter mais contato com a luz e, então, a cor dos olhos muda conforme as células vão produzindo melanina. Se for baixa, por exemplo, os olhos do bebê tendem a ser azuis e, se um pouco maior, serão verdes. Caso a produção da proteína seja grande, serão castanhos.

A maioria dos bebês nasce com olhos azuis, que podem escurecer em seus primeiros três anos. O escurecimento se dá porque a melanina, pigmento marrom, normalmente não está presente no nascimento, ele vai sendo produzido com a idade.

Por volta do primeiro mês de vida, ele já consegue seguir um objeto com os olhos. Adora olhar para o rosto da mãe e do pai e começa a notar o tamanho das coisas. A partir de seis semanas, consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, lhe permitindo compreender a distância.

Ainda não existe um método que possa prever a coloração dos olhos, já que ela é o resultado da combinação genética dos pais. Mas, as diferentes cores existem por um motivo: a quantidade de melanina – um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo – presente na íris, região colorida do globo ocular.

A única maneira de ter olhos azuis é herdando duas cópias do gene dos olhos azuis. No entanto, pais de olhos castanhos podem transmitir um gene recessivo de olhos azuis. Portanto, dois parceiros de olhos castanhos podem dar à luz um bebê de olhos azuis.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!

As chances de os filhos se parecerem genética e, por consequência, fisicamente, com o genitor são maiores do que as de “puxarem” à mãe.

O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros. Isso raramente acontece em pessoas com olhos escuros. Da mesma forma quando o sol bate direto nos olhos. Isso causa uma dilatação da pupila, além de um leve fechamento dos olhos, causando a ilusão da mudança de cor.