Como funciona a genética dos olhos claros?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 9 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

“O modelo genético clássico que explica e prevê a cor dos olhos de um indivíduo é baseado nos genes dos pais e avós. A cor dos olhos é dada, portanto, pela quantidade de melanina também presente na nossa pele. De modo geral pessoas claras tem mais chances de ter olhos claros.

A mudança na cor dos olhos do bebê é determinada pela quantidade de melanina encontrada em sua íris. Isto é, quanto mais melanina, mais escura será a cor dos olhos. Quando se trata de hereditariedade, as cores dos olhos dependem dos progenitores para se desenvolver.

Olhos verdes são uma raridade
Ter olho verde é extremamente difícil, uma vez que representa apenas 2% de toda a população global. Em termos de raridade, a cor verde só perde para o cinza, vermelho ou violeta, e para a heterocromia, quando cada olho é de uma cor.

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo
Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

É fato conhecido que pessoas com olhos mais claros tendem a ser mais sensíveis à luz, resultado de menos pigmentação na íris para protegê-las da luz do sol. Isso pode colocá-las sob um risco maior de degeneração macular e outros problemas relacionados aos olhos.

Absolutamente não. Sejam azuis, verdes ou até castanho claro, nenhum deles é mais sensível à luz do que qualquer outra cor. Cor dos olhos não tem nada a ver com sensibilidade. Essa fragilidade da visão tem a ver com uma série de outras coisas, mas nunca com sua cor.

Você sabia que olhos verdes são os mais raros do mundo? Apenas cerca de 2% da população mundial possui essa coloração obtida por meio de dois fatores: a quantidade de melanina e a forma como a luz se espalha pelos olhos.

Pais de olhos castanhos podem ter filhos de olhos azuis? Sim, é perfeitamente possível, e relativamente comum, pais de olhos castanhos terem filhos de olhos azuis. Como os alelos para olhos castanhos são dominantes, é comum que alguém de olho escuro possa ser carreador dos genes para olhos claros.

“Quem manda na cor dos olhos é a carga genética! Pais de olhos escuros podem ter filhos de olhos claros se algum antepassado tiver olhos claros, assim como pais de olhos claros podem ter filhos com olhos escuros”, afirma a especialista da CERPO Dra.

Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro azuis, há maior probabilidade de o bebê ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós. Se um dos pais tiver olhos azuis e o outro castanhos ou cor de avelã, o bebê pode ter olhos verdes.

Olhos castanhos são considerados o tipo mais comum na população mundial, por possuir genes dominantes. A maior parte da população mundial possui olhos castanhos escuros.

Olhos verdes são mais frequentemente encontrados em pessoas de origem Celta, Germânica, e Eslava. Húngaros têm o maior percentual de olhos verdes entre todas as populações, cerca de 10 a 20%. Muitos olhos são esverdeados mas com predominância castanha ou azul.

A explicação está no “pool genético”, diz à CNN Marta Amorim, especialista em Genética Médica, referindo-se ao conceito que caracteriza a soma de todos os genes presentes em uma determinada família. A especialista explica que “a produção da melanina é controlada por vários genes”.

O mesmo pode ocorrer para filhos com cor de pele mais escura que seus pais. "Isso acontece, principalmente, quando os pais possuem ancestrais com diferentes ancestralidades e cores de pele, mesmo que sejam distantes. É algo bastante comum na população brasileira, que é altamente miscigenada", explica David.

Existem olhos pretos
Além do preto ser considerado inexistente, olhos de cor castanho escuro e que aparentam negros, são raros. Diante disso, esse privilégio é encontrado em pessoas sul-europeias, asiáticas, africanas, nativas-americanas e árabes. E correspondem a 1% da população.

Os olhos violetas existem. Não são somente características das lentes de contato. A cor é considerada a mais rara de todas e muitas vezes é confundida com o azul profundo. Uma famosa atriz de Hollywood foi presenteada ao nascer com os olhos violetas.

Âmbar. São os chamados olhos cor de mel, que podem ser confundidos com verde ou castanho-claro. Os olhos cor de âmbar são raros e possuem uma cor sólida que varia entre tons de dourado e amarelo. Sua ocorrência é maior na Ásia e na América do Sul.