Como saber se o rejunte está seco?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Quando o rejuntamento seca de forma desigual, é mais provável que ele adquira várias tonalidades diferentes de cor, uma vez que esteja completamente seco.

Um bom rejunte deve ter uma textura lisinha, ser fácil de limpar e não deve formar bolor. Para a aplicação, as juntas de assentamento devem estar limpas. Áreas externas devem ser protegidas com uma lona para impedir a incidência direta do sol e da chuva.

Primeiro, avalie a condição do rejunte antigo, se ele estiver solto, rachado ou danificado, é melhor removê-lo completamente e aplicar um novo. Caso contrário, é possível aplicar um rejunte em cima do outro.

Após a aplicação, o ambiente deve ficar livre de tráfego e contato com água por 24 horas, sendo recomendado tempo de espera de 48 a 72 horas para iniciar a limpeza do substrato. A cura total da massa leva em torno de sete dias, principalmente em áreas externas e piscinas.

Pessoal da obra: 24 horas após a execução do rejunte; Todo o tráfego: 3 dias; Liberação para contato com água em piscinas e áreas molhadas: 7 dias após a aplicação; Limpeza rotineira: após 3 dias, com pano limpo, água e detergente neutro.

Por que o rejunte esfarela? Basicamente pela presença de umidade no substrato. Atenção: A presença de umidade na área de aplicação do rejunte, além dos problemas indicados acima, pode ainda diminuir drasticamente a resistência mecânica dele, provocando o esfarelamento.

Caso as peças permaneçam com aspecto esbranquiçado após secas, deve ser repetido o procedimento de limpeza. Pode-se também utilizar produtos próprios para esse fim, ou seja, produtos para limpeza de rejuntes (Limpa Rejuntes – isentos de ácidos).

72 horas

3. Respeite o tempo de secagem. Após o assentamento, é necessária uma janela de tempo de no mínimo 72 horas para que se possa andar sobre o piso ou aplicar o rejunte. Caso esse tempo de secagem não seja respeitado, o trabalho pode ser estragado, fazendo com que as peças se soltem ou trinquem.

Antes de rejuntar, a superfície do revestimento deve ser molhada levemente com água limpa. Isso tornará o processo de aplicação do rejunte mais fácil e o revestimento mais limpo. Em dias quentes e/ou com presença de vento, esse umedecimento é indispensável.

Passo a passo

  1. Raspe o rejunte. Com o raspador de rejunte, retire aproximadamente 50% de profundidade do rejunte antigo entre o piso/ revestimento. ...
  2. Retire os resíduos. ...
  3. Prepare o rejunte. ...
  4. Aplique o rejunte. ...
  5. Limpe o excesso. ...
  6. Espere secar. ...
  7. Aplique o selante. ...
  8. Finalize.

6 horas

Secagem em apenas 6 horas; Uso em áreas residenciais, industriais e comerciais; Pode ser usado em áreas com presença de água, como banheiros, cozinhas, fachadas, lavanderias e saunas.

O ideal é sempre antes fazer a remoção completa do rejunte velho para então seguir com a nova aplicação.

-Não é recomendável passar o rejunte novo por cima do antigo danificado! O ideal é solucionar o problema, e não procurar mais um; -Podem surgir problemas além do rejunte, como na cerâmica; nesse caso pode ser necessário a manutenção do revestimento também.

Rejunte manchado: se o problema ocorre logo após o processo de cura e está concentrada em diversos pontos, a probabilidade é de que durante o preparo houve contaminação. Isso pode ser proveniente do preparo da mistura em embalagens não adequadas ou que estão sendo reutilizadas, sem a limpeza ideal.

Depois de 15 dias de aplicação de rejunte, escove o piso com água e detergente neutro e enxágue.

Rejunte epóxi
É um rejunte bicomponente (resina e endurecedor), à base de resina epóxi. Não vem pronto para uso, o produto deve ser preparado e utilizado imediatamente, porque seca com rapidez.