Como saber se o testículo girou?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Ocorre o desenvolvimento súbito de dor intensa no testículo. O inchaço ocorre logo depois. Pode parecer que a dor provenha do abdômen, e existe a possibilidade de surgirem náuseas e vômitos. Às vezes, ocorre febre.

A torção testicular é uma condição em que o testículo gira sobre o cordão espermático. Esse giro em torno do seu próprio eixo bloqueia a passagem do sangue ao testículo. Ela é mais frequente em adolescentes, por volta dos 12 a 18 anos. Porém, pode acontecer em qualquer idade, inclusive, na infância.

A torção de testículo ocorre na imensa maioria das vezes entre 12 e 18 anos, mas pode se dar também durante a infância e na idade adulta, entretanto com muito menor frequência. A incidência é estimada em 1 para cada 4.000 homens.

É preciso providenciar urgente o tratamento adequado para torção testicular, pois há consequências quando os pacientes não cuidam a tempo. As principais são: Atrofia testicular: encolhimento significativo de um testículo comprometendo a função; Infertilidade: torção testicular deixa estéril?

Prevenção. Embora não seja possível prevenir a torção testicular, uma boa técnica cirúrgica pode impedir o testículo de se torcer novamente.

O que causa torção de testículo? A torção do testículo pode ocorrer em qualquer idade (inclusive no recém-nascido), porém é mais comum em crianças e adolescentes (10 aos 25 anos). Deve-se a malformações congênitas, exercícios violentos, traumas, banhos em água muito fria ou a uma combinação de todas essas coisas.

O testículo retrátil é uma condição onde o músculo cremaster se contrai, puxando o testiculo para o alto, acima do saco escrotal, se escondendo na região da virilha. O problema pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum durante a infância.

O testículo retrátil é muito comum na infância devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais, mas pode ocorrer durante a idade adulta, causado por climas frios, situações de perigo ou ainda devido ao cordão espermático curto, por exemplo.

O tempo ideal é de até seis horas após a distorção, já que cerca de 90% dos testículos podem ser salvos nesse prazo. Após 12h, as taxas de sucesso do procedimento caem significativamente. Na cirurgia, o médico irá auxiliar na recuperação da vascularização do testículo.

Quando não houver previsibilidade de cirurgia dentro de duas horas, é possível tentar desfazer a torção testicular manualmente. A técnica normalmente empregada é a rotação do testículo em direção à coxa ipsilateral (de medial para lateral), visto que a maior parte das torções se dá na direção medial.

CURIOSIDADE: Você sabe por que o testículo deve ficar fora do corpo, no saco escrotal? Isso se deve ao fato de que os espermatozoides devem ser produzidos em uma temperatura inferior àquela apresentada pelo organismo.

A rafe perineal é uma linha visível ou uma linha de tecido no corpo humano que se estende do ânus ao períneo. É encontrado em homens e mulheres e surge da fusão das dobras urogenitais.

A pancada muitas vezes pode fazer com que o testículo suba e rode livremente, levando à torção do cordão espermático. Esta situação, além da dor causa um inchaço no local e a presença de um testículo mais elevado que o outro. Saiba mais sobre a torção e como é tratada.

As infecções por microrganismos estão entre as causas mais comuns de dor na região testicular. Há dois tipos importantes de infecção nos testículos: a epididimite, que será descrita adiante; e a orquite, que causa inflamação em ambos ou em apenas um testículo, o que é mais comum.

Sintomas da torção testicular
Ocorre o desenvolvimento súbito de dor intensa no testículo. O inchaço ocorre logo depois. Pode parecer que a dor provenha do abdômen, e existe a possibilidade de surgirem náuseas e vômitos. Às vezes, ocorre febre.