Como saber se seu nome está na lista negra?

Perguntado por: ibelem4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

O consumidor pode consultar este relatório no site do Banco Central de forma gratuita através do Registrato.

Digite https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/ para acessar. Empresas também conseguem acessar as informações, para isso é preciso ter um cadastro de pessoa jurídica no site do Banco Central. Além disso, o sistema presta informações pelo telefone do Banco Central, no 0800 979 2345.

Quanto tempo o nome fica no SCR? O seu nome fica "sujo" no SCR durante 2 anos, porém alguns bancos podem simplesmente utilizar esses dados para montar, internamente, seu próprio cadastro negativo, mantendo sua reputação ruim para sempre.

Se a dívida já está prescrita (com mais de 5 anos) e mesmo assim continua nos cadastros do SPC e SERASA, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial pedindo uma liminar para a exclusão imediata dos cadastros, bem como exigir o pagamento de indenização por danos morais, pela manutenção indevida de cadastro ...

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

No desfecho do oitavo ano, Liz Keen é assassinada por um dos capangas do vilão Townsend. O momento deixou fãs da série completamente chocados. Afinal de contas, Liz é uma das personagens mais importantes da produção.

Como posso consultar as informações do SCR? Você pode consultar seus dados cadastrados no SCR por meio da internet, no site do próprio Banco Central. Basta acessar com seu login de pessoa jurídica ou através da conta Gov.br com o certificado digital associado no Registrato: https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/.

Depois de cinco anos com o CPF com restrições de crédito por causa de alguma dívida, esses órgãos são obrigados a excluir aquela dívida do registro de proteção ao crédito.

De acordo com o BC, as instituições têm até 30 dias para concluir o encerramento a partir da solicitação.

Basicamente, isso pode ser feito das seguintes formas:

  1. Comprovando que as dívidas já prescreveram há mais de 5 anos;
  2. Apresentando documentos que comprovem o pagamento total da dívida;
  3. Mostrando acordo e o desconto concedido pelo banco para o pagamento da dívida;
  4. Entrando com uma ação judicial contra a empresa credora.

A solução mais rápida para retirar a restrição é requerer a ouvidoria da instituição financeira que promova a retirada imediata, esse canal de intermediação de reclamação terá como retirar a restrição em um tempo menor do que o SAC ou central de atendimento, por exemplo.

A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa. A empresa também precisa entregar ao cliente um recibo ou comprovante de que a dívida está quitada.

Para sair da lista é preciso pagar qualquer dívida que esteja em atraso. Inclusive aquelas que não consta registro no SPC e SERASA por já ter caducado, ainda assim elas constarão em aberto pois, não foram pagas.

Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.

O SPC é um banco de dados do sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), reunindo informações do comércio de todo o país. Já a Serasa é uma empresa privada que reúne dados sobre de pessoas físicas ou jurídicas e forma como elas pagam e compram no mercado.

Tem como limpar o nome de graça? Sim. Bancos e demais instituições financeiras, além das recuperadoras e birôs de crédito oferecem o serviço de limpar o nome de maneira totalmente gratuita. O único dinheiro que você irá precisar desembolsar é o do valor das parcelas acordadas na renegociação das dívidas.

1. Saber o valor e urgência de cada dívida. Para isso, basta consultar seu nome e CPF nos bancos de dados dos órgãos protetores de crédito. Dessa forma, também é possível saber quem são os credores das dívidas, para seguir com tranquilidade para as próximas etapas.

CPF regular significa que o nome está limpo? Como dito, o CPF regular define que a situação cadastral do contribuinte não possui pendências com a Receita Federal. Diferente do que seria o “nome limpo”, que se refere à situação financeira e restrições de crédito da pessoa física referida.