Como saber se sou paulista ou paulistano?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Paulista e paulistano são adjetivos referentes a São Paulo. A diferença entre paulista e paulistano é: Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.

Paulista é aquele que nasce no estado de São Paulo, enquanto paulistano é quem nasce na cidade de São Paulo.

Na cidade de São Paulo, duas pronúncias se destacam. A intitulada “R retroflexo”, é o famoso R caipira, muito presente em comunidades periféricas. A outra é chamada “R tepe”, mais seco, como na palavra “pirata”, por exemplo. E o curioso aqui é que os nativos falantes do paulistanês não acreditam que têm sotaque.

Apressados, os paulistanos não costumam parar por qualquer motivo. Eles andam rápido, têm cara de mau e se você tentar falar com eles, provavelmente dirão: “estou com pressa” ou ainda, “deixa para a próxima”. Mas calma, o paulistano não é tão ruim quanto parece.

Uma outra característica facilmente reconhecível do "paulistanês" é o jeito de pronunciar as sílabas "ti" e "di" — que soam como "tchi" e "dgi" —, de acordo com Lívia, que é autora da tese de doutorado sobre o tema.

Os paulistas viviam lado a lado com o índio. A falta de mulher branca favoreceu a mestiçagem, com um intenso cruzamento entre os portugueses e as mulheres nativas, ocasionando o surgimento de mamelucos, legítimos ou bastardos. A população da vila de São Paulo era, portanto, composta de brancos, mamelucos e índios.

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.

Santo André é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam andreenses.

Eis a questão. Na formalidade, o gentílico de quem nasce em São Bernardo do Campo é são-bernardense, mas quem visita a cidade acaba se deparando com moradores utilizando a expressão “batateiro”.

Uma pesquisa revelou os sotaques considerados os favoritos dos brasileiros. Separados em categorias, o estudo realizado pela Preply, plataforma online que ensina idioma, revelou que o sotaque mineiro é considerado o mais sexy, ganhando do baiano, que ficou em segundo, além do fluminense e gaúcho.

Segundo o mapeamento do Atlas Linguístico do Brasil, o maior número de pessoas falando o “S” chiado está no Rio de Janeiro. Em Belém, capital do Pará, esse “S” tão característico também foi encontrado, colocando os paraenses em segundo lugar na lista de quem mais chia a letrinha.

Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil
Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.

Busão. Ônibus. “Não aguento mais correr atrás do busão.”

Os paulistas são os indivíduos nascidos no estado de São Paulo, localizado na Região Sudeste do Brasil.

De forma geral, a imagem dos paulistanos foi sempre pior entre os entrevistados do Nordeste. Quase 70% dos nordestinos acreditam que os paulistanos se acham melhores que o restante dos brasileiros. Além disso, 48% afirmaram que os moradores de São Paulo têm inveja dos outros brasileiros.

Para além da fonte indígena, o português paulista bebeu das imigrações que se concentraram no estado, sendo dos oriundos da Itália a mais notória. Há quem credite aos italianos a diferenciação que o sotaque da capital ganhou em relação ao do estado, desenvolvendo um “r” vibrante, que treme atrás dos dentes.

Uma característica não pertencente ao "paulistanês" encontrada na música "Saudosa maloca", de Adoniran Barbosa, é a supressão da letra "r" ao final de palavras como em "sinhô" ou "contá" (formas de senhor e contar), assim como está sendo indicado pela alternativa A.

Característica é o elemento constitutivo, formador do conceito. Analisar um objeto, um referente, significa identificar nele suas propriedades. Num grau de abstração, do referente para o conceito, dizemos que as propriedades dos referentes/objetos correspondem às características do conceito.

This is 'Slang Tip' #46! A expressão de hoje significa 'SEDUZIR/PASSAR UMA. LÁBIA'.

Cerva, gelada, breja
Essas três gírias são usadas para falar de cerveja.

Pronome de tratamento com o mesmo significado que cara, mano, meo, bróder, man; rapaz, homem ou também adjetivo de alguém lerdo, bobo, burro.