Como saber se um HD é bom?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Como saber se um HD está bom?

  1. Está lento, trava ou dá tela azul. Esse pode ser um sinal de que um HD não está bom. ...
  2. Os dados estão sendo corrompidos. Outra dica para saber se o HD está bom é se atentar aos arquivos corrompidos. ...
  3. Faz muitos ruídos e sons estranhos. ...
  4. O Windows não reconhece o HD.

Em média, HDs padrão atingem velocidades de até 50 MB/s para escrita, e até 120 MB/s para leitura.

Ataques de vírus e malwares estão entre as principais causas de HD corrompido. Os invasores afetam a unidade do disco e corrompem os dados armazenados. Por isso, é importante manter o antivírus sempre ativo e atualizado e, no caso de HDs externos, conectá-los apenas a dispositivos confiáveis.

Para ter certeza, teste o HD em outro computador ou procure um adaptador SATA para USB para checar se o sistema o detecta como se fosse um disco rígido externo. Se o HD funcionar como um dispositivo externo com o adaptador, é possível que o problema esteja relacionado com a BIOS ou com a placa-mãe da máquina.

A vida útil média de um HD é de 3 a 5 anos com uso regular e geralmente vem com uma garantia de 1 a 3 anos. Há algumas coisas que você pode fazer para fazer um disco rígido durar mais.

Em outras palavras, uma unidade de estado sólido pode ler até 10 vezes mais rápido e gravar dados até 20 vezes mais rápido do que uma unidade de disco rígido, segundo fabricantes. A desvantagem do SSD ainda é o preço, tanto para um drive SSD externo como para o componente em um notebook ou desktop.

Vale a pena procurar ecopontos ou iniciativas mantidas pela prefeitura de sua cidade para a manipulação e reciclagem efetiva dos componentes eletrônicos, ou as próprias fabricantes, que costumam ter programas de recebimento e tratamento de equipamentos da maneira correta.

Já existem alguns discos rígidos com cerca de 10.000 RPM, mas a grande maioria dos modelos fica entre os 5.400 e 7.200 RPM — sendo este segundo o padrão com melhor relação custo-benefício em grande parte dos casos.

- Disco rígido Seagate Barracuda de 1 TB (1000 GB), 7200 RPM com interface Serial SATA III com taxa de velocidade até 6.0 Gb/s, que possibilita uma leitura e gravação mais rápidos.

Parâmetros de desempenho. Ao escolher um HD, você certamente se atenta à capacidade de armazenamento, à interface utilizada e, provavelmente, ao tamanho do cache, afinal, essas são as informações que acompanham a descrição do produto.

É uma quantidade incalculável de vezes e pode variar de modelo pra modelo, ainda existindo a possibilidade de um mesmo modelo durar mais do que outro por N questões.

Para realizar essa tarefa simples, um programa nada complicado. Nós escolhemos o HD Speed, um aplicativo especializado em monitorar a velocidade do disco rígido. Este programa não precisa de instalação, então basta descompactar o pacote RAR (para isso, use o WinRAR).

Os discos rígidos podem ser lentos, principalmente para abrir aplicativos ou arquivos grandes. Como eles não gravam dados sequencialmente, os dados são fragmentados, ou seja, existe um espaço vazio entre cada compartimento.

Quando o sistema de arquivos de um disco rígido fica corrompido e você não consegue acessar o disco rígido, você pode executar uma verificação CHKDSK para reparar o disco rígido corrompido sem formatá-lo.

Drivers de sistema desatualizados
Os drivers são responsáveis por controlar todo o hardware do PC, incluindo o controlador do HD — e o próprio HD. Por isso, drivers de sistemas desatualizados podem ser a causa do 100% de uso do HD.

A nova unidade vai aparecer aqui com os dizeres “Não alocado”. Para se certificar de que esse é o SSD / HD novo, clique com o botão direito do mouse sobre a área da esquerda (o local com os dizeres “Disco 1” ou “Disco 2” e assim por diante) e escolha Propriedades.

Disco rígido com defeito
Teste o HD em outro computador ou procure um adaptador SATA para USB para checar se o sistema o detecta como se fosse um disco rígido externo. Caso o HD funcione como um dispositivo externo, talvez o problema esteja relacionado diretamente com a BIOS ou com a placa-mãe da máquina.