Como são chamados os poetas árcades?

Perguntado por: ucastro8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Além disso, eram chamados de “Poetas Fingidores” posto que utilizavam pseudônimos (nomes artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina) em suas obras simulando sentimentos poéticos bem como imitavam os clássicos renascentistas.

O Arcadismo foi o principal movimento literário do século XVIII. Outros nomes dados ao estilo são Setecentismo ou Neoclassicismo - a partir deste último, inclusive, percebe-se a relação do Arcadismo com valores da cultura clássica, ou seja, valores gregos, romanos e renascentistas.

O arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo.

Enquanto o compositor (de origem) era chamado de trovador, o músico era chamado de menestrel.

Além disso, eram chamados de “Poetas Fingidores” posto que utilizavam pseudônimos (nomes artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina) em suas obras simulando sentimentos poéticos bem como imitavam os clássicos renascentistas.

Características do arcadismo
Em busca do equilíbrio e da restauração do caos reinante na escola barroca, o arcadismo recorria ao bucolismo, aos temas pastoris, aos elementos da natureza. Era comum que os poetas árcades assinassem seus versos em pseudônimos com nomes de pastores gregos e romanos.

A poesia palaciana foi desenvolvida a partir do século XV dentro do movimento literário denominado Humanismo. Recebeu esse nome pois ela era produzida nos palácios e estava destinada aos nobres. Ou seja, tinham o intuito de entreter os membros da Corte.

As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.

Entretanto, os poetas árcades viviam nos centros urbanos e pertenciam à incipiente classe burguesa brasileira.

O movimento recebeu o nome de Arcadismo porque se originou em uma região da Grécia Antiga chamada Arcádia, onde supostamente era a morada do deus Pan.

Na Grécia Antiga, havia uma parte do Peloponeso chamada Arcádia, região mitológica dominada pelo deus Pã (deus dos pastores). Trava-se de um local de montanhas e habitado por pastores, uma espécie de lugar mítico. Nessa região, os poetas versavam sobre o paraíso rústico e, ao mesmo tempo, bucólico em que viviam.

Poesia Lírica: pode ser traduzida como a maneira de expressar sentimentos por meio da palavra falada ou escrita. Poesia Épica: é marcada pela objetividade, onde são narrados os fatos considerados importantes para o poeta. Poesia Dramática: tem como característica a subjetividade e objetividade, com a opinião do poeta.

Os trovadores eram artistas da nobreza do período medieval, em oposição aos jograis que eram das classes inferiores. A sua própria origem já está conectada com a música, pois compunham as poesias e as melodias para se acompanharem ao alaúde, por exemplo. Algo como poetas-cantores.

Os principais autores árcades são Tomás Antônio Gonzaga, autor do clássico “Marília de Dirceu” e das revolucionárias “Cartas Chilenas”; Cláudio Manuel da Costa, poeta de grande qualidade; Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; e Santa Rita Durão, autor de “Caramuru”.