Como eram chamados os índios que não falavam tupi?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Tapuia é um termo de origem tupi que foi utilizado durante o período inicial de colonização do Brasil para designar todos os indígenas que não falavam o tupi antigo.

Os índios tupis chamavam os portugueses de peró e os franceses de mair, palavras cujo significado permanece controverso.

Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do Descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos lingüístico-culturais: Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba. Naquela ocasião, os Tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem Tupis.

Deixou de ser falada no final do século XVII, quando foi suplantada pela língua geral. Com a proibição da língua pelo Marquês de Pombal em 1758, o tupi deixou de ser a língua mais falada no Brasil, sendo substituída pelo português.

Avá: abá, auá, homem, índio.

As tribos que habitavam o litoral (Tamoios, Temininós, Tupiniquins, Caetés, Tabajaras, Potiguares, Pataxós e Guaranis) foram as primeiras a sofrerem com a chegada dos colonizadores.

Significado de Tapuio
substantivo masculino [Brasil] Nome usado antigamente pelos tupis para designar os gentios inimigos. Indígena do Brasil, submetido aos brancos. Índio bravio. (AM) Índio manso ou mestiço de índio.

No Brasil pré-cabraliano, assim chamavam os tupis aos gentios inimigos, que, em geral, viviam no interior, na Tapuirama ou Tapuiretama – a região dos bárbaros ou dos tapuias". Tapuia significa "bárbaro, inimigo". De taba – aldeia e puir – fugir: os fugidos da aldeia.

Esses habitantes nativos e suas comunidades foram chamados pelos europeus de indígenas, fazendo referência às Índias, local ao qual os portugueses acreditavam ter chegado.

Nunca é demais lembrar que os rebentos mestiços filhos de índias com portugueses e/ou mamelucos foram cruciais naquela economia calcada na guerra e no apre- samento de indígenas hostis nos sertões, “presas” cruciais para a montagem e reprodução do sistema produtivo, político, defensivo etc.

Os brasilíndios foram chamados de mamelucos pelos jesuítas espanhóis horrorizados com a desumanidade que essa gente castigava seu gentio materno. Nossos mamelucos ou brasilíndios foram, na verdade, heróis civilizadores, serviçais “del rei”, por impor a dominação que os oprimia.

Antes de ser Brasil, o país era chamado pelos índios de Pindorama, que na língua nativa significava “região ou país das palmeiras”.

Eram os chamados paleoíndios ou paleoamericanos, que tinham uma conformação craniana mais parecida com a dos aborígines australianos e a dos africanos que com a dos índios de traços mongoloides que se conhecem.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral.

Bonito em tupi é porang. Agora: kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante.

Significado de Tupã (O que é, Conceito e Definição) - Significados.

Quando uma pessoa está triste, melancólica, de bico comprido, dizemos que ela está jururu... Bom...

OROAÛSUB! O verbo "amar" é aûsub. O prefixo oro significa "eu te". Não há outra forma de falar.