Como são chamados os brasileiros nos Estados Unidos?

Perguntado por: handrade . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Brasilo-estadunidenses, brasilo-norte-americanos ou simplesmente brasilo-americanos são estadunidenses de ascendência brasileira total ou parcial.

Os latinos são retratados como preguiçosos, violentos, resistentes em assimilarem a cultura norte-americana, passivos e luxuriosos. Essas são as principais conclusões do artigo "Don Juan e rebeldes sob palmeiras: imagens dos latino-americanos nos livros de história dos Estados Unidos", da antropóloga Bárbara C.

De acordo com o Smithsonian Institution, o termo "latino" inclui povos com raízes portuguesas, como os brasileiros, bem como os de origem espanhola. Nos Estados Unidos, muitos hispânicos são de ascendência mista ibérica (principalmente espanhola) e indígena.

O termo americano é designado a todos que vivem que no continente americano, como o caso dos Brasileiros que estão localizados na América do sul, embora estejamos acostumados a chamar os estadunidenses com esse termo, ele é generalista para todo o continente.

Em janeiro de 2018, 552.830 pessoas nos Estados Unidos eram consideradas homeless (sem-teto) pelo Departamento. Destas, cerca de 195.000 (35%) viviam nas ruas. Pouco mais de 358.000 (65%) tinham algum abrigo, em residências temporárias.

Em seguida aos 1.2 milhão dos Estados Unidos, a maior concentração de brasileiros localiza-se no Paraguai (estimativas que vão de 200 a 400 mil), seguindo-se, em ordem sempre aproximativa, o Japão, Portugal (190.000) Reino Unido (150.000), Itália (120.000), Espanha (110.000) e outros.

Contudo, um caso peculiar é o do Brasil. Ele é amplamente considerado um país latino internacionalmente, no entanto, os próprios brasileiros não se consideram latinos.

De forma geral, os países considerados latinos são aqueles colonizados por metrópoles europeias e que falam línguas neolatinas, como o português, o espanhol e o italiano.

Na Europa, o uso das palavras é diferente e por isso dizemos que os países do Mediterrâneo que falam línguas provenientes do latim são países latinos. Ou melhor, Europa Latina. Portanto, para um europeu, os países latinos são Itália, Espanha, Portugal e França.

Medido dessa forma, 1% da população dos EUA está nessa condição de pobreza absoluta.

Aprovada pela comunidade. Pois o Brasil faz parte da América Latina. A América Latina engloba 20 países que falam línguas românicas, que derivam do latim, como por exemplo o Português. Por isso os Brasileiros são considerados latinos americanos também!

A população chamada “latina” residente nos Estados Unidos já tinha uma composição heterogênea. Em Los Angeles era, em sua maioria, de origem mexicana (80%), enquanto em Miami predominavam os imigrantes cubanos (66%), vindo em seguida os nicaraguenses (11%) e porto-riquenhos (6%).

"Americano" começou a ser utilizado como gentílico dos Estados Unidos da América em 4 de julho de 1776, sendo atualmente empregada pela ONU com esse sentido. Nos países de língua inglesa, American é usado exclusivamente como gentílico dos EUA, a não ser que venha acompanhado de um modificador (como em North American).

Cidadania americana quem tem direito
Os EUA adotam o critério ius solis para transmitir sua cidadania, portanto, qualquer pessoa nascida em solo norte americano é cidadão norte americano, independente da nacionalidade de seus pais, ou se eles estavam legais ou não no país.

A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...

Nos Estados Unidos, o salário é pago por semana e o valor é contabilizado pela hora trabalhada e não por mês, como é no Brasil. Desde 2009, o valor não é alterado no país, sendo US$ 7,25 por hora o mínimo estabelecido no país, em torno de US$ 1.276 mensais para quem trabalha 40 horas semanais.

O Departamento de Habitação dos EUA (HUD) estimou o número de pessoas sem-teto em Nova York em 78.676, em um relatório publicado em 2018.

A rua mais famosa e uma das principais artérias de Nova York é a Quinta Avenida (em inglês, Fifth Avenue), que conecta o norte e o sul de Manhattan. Se tem uma rua famosa em Nova York é a Quinta Avenida, também chamada de Avenida dos Milionários.

Cerca de 400 mil pessoas, aproximadamente 22% da população de brasileiros nos EUA, encontram-se na Flórida, especialmente nas cidades de Orlando e Miami. No estado de Massachusetts, na região da Grande Boston, estima-se que morem cerca de 240 mil brasileiros.