Como são formados os átomos?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

O átomo é formado por pequenas partículas, também chamadas de partículas subatômicas: elétrons, prótons e nêutrons. A maior parte da massa do átomo concentra-se no núcleo, uma pequena e densa região. O seu maior volume encontra-se na eletrosfera, local de espaços vazios, pois os elétrons orbitam ao redor do núcleo.

Na verdade, são aproximadamente 133.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 átomos. Tem 48 zeros aí. Conheça o número de átomos de algumas outras coisas.

Entre 1803 e 1807, Dalton propôs o primeiro modelo atômico, a primeira hipótese de como seria a estrutura de um átomo. Para ele, o átomo era a menor parte da matéria e não poderia mais ser dividido. Assim, seria uma partícula esférica, maciça, indivisível e indestrutível.

Não adianta tentar o microscópio: o que torna um objeto visível é a maneira como reflete as ondas de luz, mas os átomos são tão menores do que o comprimento de onda de luz visível que os dois não interagem. Ou seja, os átomos são invisíveis até para a luz.

Hidrogênio, hélio e lítio, os elementos mais leves da tabela periódica, foram os primeiros a se formar no Universo. Evidências teóricas e observacionais apontam para a produção desses elementos nos primeiros três minutos após o Big Bang, o evento físico responsável pela criação do Universo há 13.8 bilhões de anos.

No corpo humano, o oxigênio é responsável por 65%, carbono por 18%, hidrogênio por 10%, nitrogênio em torno de 3%, cálcio 1,5%, fósforo 1%, existindo ainda traços de outros elementos como K, S, Na, Cl, Mg, Fe, entre outros.

10 35 anos é o tempo médio de duração de um átomo, segundo o astrônomo americano Martin Rees.

Só no início do século XX, porém, os cientistas conseguiram provar a existência dos átomos. O autor da proeza foi o físico francês Jean-Baptiste Perrin (1870-1942), ao fazer, em 1908, uma experiência baseada num trabalho apresentado por por Einstein em 1905.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

John Dalton

Modelo atômico de Dalton
A primeira tentativa reconhecida de descrever os átomos partiu do cientista inglês John Dalton (1766-1844) em um modelo que ficou popularmente conhecido como “bola de bilhar”. Átomo de Dalton (1803): esfera maciça, indivisível e indestrutível.

Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). Esse nome foi proposto pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo. Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos.

Os átomos em seu corpo estão constantemente sendo substituídos em taxas diferentes. Alguns ficam por horas, outros por anos. Mas depois de 10 anos, a maioria deles já foi substituída. E só existem duas maneiras de entrarem em seu corpo: através do ar que você respira e dos alimentos e bebidas que você consome.

A fissão nuclear consiste em bombardear o núcleo de um átomo com nêutrons para liberar uma quantidade enorme de energia térmica. É utilizada para produção de energia nas usinas termonucleares e para a construção de bombas atômicas e outros armamentos. Consiste na quebra do núcleo de um átomo.

Existem 92 tipos diferentes de átomos e mais 25 que já foram produzidos em laboratório.

Do pó da terra
Vamos primeiro com Adão, pois Ele foi o primeiro que Deus criou. Então o Senhor Deus formou o homem “do pó da terra. Soprou o fôlego da vida em suas narinas, e o homem se tornou ser vivo” (Gênesis 2:7, NVT).

Nosso Universo foi criado há 13,8 bilhões de anos, com o Big Bang. No começo, não havia estrelas, nem galáxias ou seres vivos. Apenas hidrogênio, hélio e muita energia. As primeiras estrelas e galáxias provavelmente surgiram cerca de 200 milhões de anos depois do Big Bang.

Da Grécia Antiga vieram as primeiras tentativas de organizar os elementos conhecidos. Empédocles foi um filósofo grego que falou da existência de quatro "elementos": água, fogo, terra e ar.

Os quatro elementos são oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio. Antes que você comece a pensar que deveríamos estar flutuando com todos esses átomos de oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, lembre-se que o oxigênio é parte importante da água em nosso corpo (H2O).

Quando uma pessoa morre, os átomos de sua alma espalham-se para todas as direções e podem se agregar a outra alma, no mesmo momento em que esta é formada. Isto significa que o homem não possui uma alma imortal.

O corpo humano é constituído por diferentes partes, entre elas, a pele, os músculos, os nervos, os órgãos, os ossos, etc. Cada parte do corpo humano é formada por inúmeras células que apresentam formas e funções definidas. Além disso, existem os tecidos, órgãos e sistemas, os quais funcionam de modo integrado.