Como saudar o povo cigano na Umbanda?

Perguntado por: rgois . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

A saudação usada para o Povo Cigano é “Optchá” e “Alê Arriba”.

No Brasil, muitos se identificam como ciganos, termo largamente difundido, mas também há aqueles que consideram o termo ofensivo e preferem ser chamados de Roma ou romani, nomenclaturas próprias.

Obrigado, por tudo de bom que vós me destes e continuarás dando! Porque eu posso, eu quero, eu mereço eu vou conseguir através da Lua Cigana e dos Mentores Ciganos, eu realizarei todos os meus sonhos, porque querer é poder, e eu posso!

O lema dos povos ciganos é "O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião", o que pode ser evidenciado pelos símbolos de sua bandeira.

O chai romanô é o chá cigano, bebida sagrada do povo cigano. É feito de vinho suave, com suco de laranja acompanhado por especiarias como cravo, canela, aniz estrelado, alecrim, sálvia, hortelã, mais açúcar melado.

Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos. cntudo, há uma religiosidade intriínseca à vida dos ciganos.

Usadas em rituais ciganos, as frutas são capazes de atrair energias positivas

  • Banana: A banana faz o espírito se sentir mais alegre e amigável. ...
  • Maçã: Eleva os sentidos de sensualidade, uma vez que é a fruta do amor de. ...
  • Pêssego: Responsável pelo amadurecimento do espírito. ...
  • Uva: ...
  • Abacaxi: ...
  • Laranja: ...
  • Mamão:

O culto ao Povo Cigano costuma utilizar elementos como as pedras preciosas e os cristais. É comum também consultas com o Tarô Cigano e a utilização de elementos como incenso de canela, mirra e muita dança e fartura, já que o povo cigano é muito alegre e festivo.

A terminologia Roma foi amplamente aceita por toda a União Europeia, apesar de alguns grupos ainda usarem a palavra cigano para descrever a si mesmos. Para muitos a palavra cigano é ofensiva.

O Povo Cigano tem uma tradição peculiar e suas histórias e lendas carregam mistérios e mística que encantam muitas pessoas. Na Umbanda eles trabalham principalmente com magias para o amor e as dificuldades financeiras, recebem oferendas de flores e frutas e suas giras são sempre alegres com danças e música.

Originários do Noroeste da Índia, o povo que hoje é conhecido por cigano ou Rom partiu em êxodo desta região por volta do ano 1000 por razões ainda hoje não totalmente esclarecidas. Este povo espalhou-se pela Ásia e Norte da Europa num surto de migração que deu origem à denominação povo Rom.

Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Mundial do Povo Cigano, data marcada no calendário distribuído pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. O Governo do Estado, por meio da Semdh, planeja ações para o próximo mês, quando no dia 24 de maio é comemorado o dia nacional da comunidade.

Romi- Cigana; mulher. Rurum- Cebola. Sanacay- Ouro.

Outros orixás que também sustentam os trabalhos do ciganos na umbanda são Ogum e Iansã, que são orixás do ar e do fogo e que se relacionam com o que os ciganos acreditam e trabalham.

Estrela de seis pontas
Também conhecida como estrela cigana e estrela de Davi, é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está acima e o que está abaixo. Representa sucesso e evolução interior.

Vela branca, é ideal para fazer uma limpeza espiritual e pedir pela nossa saúde e paz. É dia de vela verde e promove a fertilidade, o sucesso, a prosperidade e a abundância. Vela vermelha para pedir coragem, paixão e poder. Vela roxa, é um ótimo dia para afastar o mau-olhado e pedir proteção.