Como se calcula o volume de treino?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

O método mais simples de calcular o volume é a soma do número de repetições realizadas em um período de tempo específico, como uma semana ou um mês de treinamento. O volume também pode ser calculado pela quantidade total de peso levantado (FLECK e KRAEMER, 2017).

Quantidade de volume de treino por grupo muscular
Mais volume de treino está relacionado à mais hipertrofia muscular. Como regra geral, o número de séries semanais para produzir bons resultados está entre 10 e 20 séries para cada grupo muscular.

VOLUME: Se refere à quantidade de trabalho que você executa em cada treino (séries x repetições); INTENSIDADE: É a carga (ou também a dificuldade) de um exercício.

De um modo geral treino de alto volume está relacionado ao tempo e de alta intensidade está relacionado ao esforço empregado, logo quanto maior o volume, menor será a intensidade e quanto maior a intensidade menor será o volume.

Com base nesses dados, tem sido recomendado que iniciantes utilizem de 1-5 séries por grupamento, intermediários usem de 5-10 séries por grupamento e avançados utilizem 10 ou mais séries semanais, podendo esse número chegar até a 45 séries semanais de acordo com dados mais recentes da literatura (Schonfeld et al., 2019 ...

A maneira mais simples de calcular o volume é multiplicar o número de repetições realizadas em um período específico de tempo de treinamento, tal como uma semana ou um mês pela carga levantada. Por exemplo, se 45 kg são usados para realizar 100 repetições, o volume de treinamento é de 450 kg = 10 repetições X 45 kg.

Volume Muscular
O volume do tecido muscular, das células musculares pode variar por influência de alguns fatores como quantidade de líquido dentro da célula, quantidade de carboidrato dentro da célula, combinações de íons, concentração de algumas substâncias.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições. Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

A maneira mais simples de calcular o volume é multiplicar o número de repetições realizadas em um período específico de tempo de treinamento, tal como uma semana ou um mês pela carga levantada. Por exemplo, se 45 kg são usados para realizar 100 repetições, o volume de treinamento é de 450 kg = 10 repetições X 45 kg.

O ideal é calcular subtraindo 220 sobre a sua idade. Por exemplo, se você tem 35 anos, subtraia 35 de 220 para obter uma frequência cardíaca máxima por minuto de 185. No entanto, é essencial conversar com o seu médico e realizar exames antes de iniciar qualquer atividade física.

50 minutos de corrida numa média de 4,15 minutos por quilómetro: volume (50 minutos), intensidade (4,15m/Km). 10x 200 metros para 31 segundos: volume (2000m), intensidade (31 segundos). 2x (5x 300 metros) para 85%: volume (3000m), intensidade (85%).

As manipulações das variáveis em um programa de treinamento são essenciais para o indivíduo atingir o objetivo proposto pelo programa de treinamento. Dentre as variáveis destacam-se a intensidade, seleção e ordem dos exercícios, intervalo de recuperação, velocidade do movimento e frequência.

Intensidade é o PRINCIPAL, não o Volume
Se você vai treinar numa aula em grupo e tiver um programa bem rodado sendo aplicado, isso é suficiente para ter uma evolução contínua. Mesmo que seja lento, o progresso sempre estará presente com a continuidade.

Trazendo estes conceitos para a musculação, por exemplo, podemos dizer que o volume diz respeito ao tempo de treino, número de repetições, velocidade e tempo de descanso. Já a intensidade é dada pela carga, velocidade de execução, tempo de descanso e outros.

E em relação à hipertrofia, as 3 categorias geram resultado, porém, para gerar o máximo de hipertrofia, treinos de alto volume são mais eficazes que treinos de baixo e médio volume.

A hipertrofia pode ser feita tanto com o uso de alteres e pesos como pelo exercício utilizando o peso corporal. É mais fácil ganhar massa muscular com o uso de pesos, mas abdominais, flexões e agachamentos, os exercícios de peso corporal, também são eficientes na hipertrofia.

Existe resposta para esse tipo de situação. Vários especialistas indicam em trabalhos acadêmicos como forma eficiente para treinar músculos grandes de 15 a 18 séries e os músculos pequenos de nove a 12 séries. "Você não precisa seguir essa regra: três séries por exercício.

3 Etapa: Freq Cardíaca de Treinamento: (FCT): FCT ): FCT = ( FC Max – FC de repouso) X percentual de treinamento + FC de repouso.

O Volume Relativo consiste no Volume dividido pelo Volume Médio, onde o Volume Médio é uma Média Móvel Simples, calculada com base nos últimos 10 períodos (não levando em conta a barra de volume atual). Volume Relativo = volume / volume médio.

A hipertrofia é o treino para ganho de massa magra, visando o crescimento muscular. Portanto, o principal objetivo é aumentar a massa e o diâmetro dos músculos. Já a definição muscular consiste em um treino para evidenciá-los, portanto, foca em emagrecimento e no crescimento muscular.