Como se chama a faca no candomblé?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 28 de maio de 2023
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Da cultura Jeje, incorporamos ao nosso idioma: “faca” (do ewe faka) e “tijolo” (do ewe tijiló). Dos Bantos temos uma infinidade de palavras, tais como: angu, bandalafumangá, batuque, muamba, mandinga, mona, muqueca, fubá, cuenda e urucubaca.

Somente pode sacrificar um animal quem tem a “mão de faca” (a permissão dos Orixás para sacrificar um animal), em geral apenas o sacerdote tem esta permissão, porem, em alguns casos, pode-se encontrar outra pessoa dentro do “barracão” que o auxilie.

Candomblé Ketu (pronuncia-se queto) é a maior e a mais popular “nação” do Candomblé, uma das Religiões afro-brasileiras. No início do século XIX, as etnias africanas eram separadas por confrarias da Igreja Católica na região de Salvador, Bahia.

Da cultura Jeje, incorporamos ao nosso idioma: “faca” (do ewe faka) e “tijolo” (do ewe tijiló). Dos Bantos temos uma infinidade de palavras, tais como: angu, bandalafumangá, batuque, muamba, mandinga, mona, muqueca, fubá, cuenda e urucubaca.

Como veremos, o “corte” além de alimentar a relação entidade/pessoa de santo, instaura a própria temporalidade do terreiro e seus praticantes. O “corte” funciona como uma extensão da “gira”. Galos e galinhas são sacralizadas em função de fortalecer o relacionamento das filhas e filhos de santo com suas entidades.

Deixando de lado as possíveis interpretações etnolinguísticas, a expressão, “indaka de kafurungonga”, é conhecida e utilizada, com certa frequência, principalmente por pessoas mais jovens dos candomblés, para falar do “língua-de-trapos”, do que “fala pelos cotovelos”, do fofoqueiro, do mexeriqueiro, do linguarudo, do ...

Adupé = Dupé – Obrigado. Afonja – É uma qualidade de Xangô.

Palavra usada no Candomblé como sinônimo de força, poder, mas também é empregada como complemento para frases como "bom dia", "estou bem", e significa o mesmo que "pra você também" ou "eu também".

Ou ainda representam Exu em uma estatueta enfeitada com fileiras de búzios tendo em suas mãos pequeninas cabaças onde ele, Exu, carrega diversos pós de elementais da terra utilizados de forma bem precisa, em seus trabalhos. Exu tem a capacidade de ser o mais sutil e astuto de todos os orixás.

Ibiri

Seu símbolo é o Ibiri, um bastão de hastes de palmeira.

Alujá : Toque para o Orixá Xangô Batá : Toque para o Orixá Ogum. Ijexá : Toque para o Orixá Oxum. Ilu: Toque para o Orixá Oiá

Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira. Iaquequerê (mulher): mãe-pequena, segunda sacerdotisa do axé ou da comunidade.

É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Quantos orixás podemos ter? Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás .

Em momentos, era uma peça da realeza; em outros, um artefato religioso cheio de poderes, ou, então, uma peça de sobrevivência e uso no dia a dia. Isso sem falar na associação com os esportes e até mesmo arma de guerra!

Informações do produto

  • Trono da Fé- Oxalá e Orixá Logunã
  • Trono do Amor- Oxumaré e Oxum.
  • Trono do Conhecimento- Oxossi e Obá
  • Trono da Justiça- Xangô e Egunitá (ou Oro Iná)
  • Trono da Lei- Ogum e Yansã
  • Trono da Evolução- Obaluaê e Nanã
  • Trono da Geração- Omulu e Yemanjá