Qual o nome da faca no candomblé?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 9 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Axogum (em iorubá: Axogun) axogum, ogã de faca ou mão de faca é um sacerdote do candomblé.

Apenas quem pode sacrificar um animal é o sacerdote que tem o que chamam a “mão de faca”, que é a permissão que os Orixás dão para sacrificar um animal. Em alguns casos, outra pessoa pertencente ao terreiro, pode auxiliar o sacerdote.

O ibosé faz-se numa bacia de ágata com água, mel, azeite doce, acaçá, corta-se o bicho, bate-se e só depois se apresenta ao orixá.

Mogbá: Cargo masculino específico do culto a Xangô. Ministro de Xangô.

Deve ser pessoa de absoluta confiança do líder religioso, precisa ter boa memória, saber as técnicas complexas para a execução de suas tarefas, não pode cometer nenhum erro.

Seus símbolos são o Ofá, a lança de caça, facão e o ogue (instrumento musical semelhante a um berrante). OSSAIM – Seu dia é a quinta-feira. Ele detêm os segredos das plantas das matas, essenciais para os rituais e banhos do candomblé, assim como para remédios e venenos.

Atabaques, colares, chapéus, roupas, animais taxidermizados, cruzes, imagens de santos.

Por estar associada ao sacrifício em algumas culturas, ela está diretamente relacionada com a morte, mas também com o sacrifício por um ideal.

Fio ou gume:
Essa é a parte “afiável”, a principal região responsável pelo corte. Se estende do ricasso à ponta. Pode existir dos dois lados ou apenas de um dos lados da lâmina.

Cutelaria, armiaria ou armoaria é a arte ou ofício do cuteleiro ou cutileiro, armiário, armoário ou acerador, ou seja, a pessoa que fabrica ou vende instrumentos de corte.

A adaga é uma arma portátil e pode ser manejada com uma ou duas mãos para perfurar a curta distância. Muito utilizada em rituais xamânicos, representa agilidade e firmeza em suas ações.

Informações do Produto

  • Trono da Fé- Oxalá e Orixá Logunã
  • Trono do Amor- Oxumaré e Oxum.
  • Trono do Conhecimento- Oxossi e Obá
  • Trono da Justiça- Xangô e Egunitá (ou Oro Iná)
  • Trono da Lei- Ogum e Yansã
  • Trono da Evolução- Obaluaê e Nanã
  • Trono da Geração- Omulu e Yemanjá

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.

Significado de gongar: Nome dado ao altar dos Terreiros de Umbanda.