Como se chama faca no candomblé?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Da cultura Jeje, incorporamos ao nosso idioma: “faca” (do ewe faka) e “tijolo” (do ewe tijiló). Dos Bantos temos uma infinidade de palavras, tais como: angu, bandalafumangá, batuque, muamba, mandinga, mona, muqueca, fubá, cuenda e urucubaca.

Adupé = Dupé – Obrigado. Afonja – É uma qualidade de Xangô.

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada. É um orixá associado à luta e também ao trabalho, patrono tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros).

O ATHAME é um punhal ritualístico de fio duplo sem corte, utilizado para absorver, potencializar e direcionar energias em RITUAIS. Normalmente usado para traçar o círculo mágico e desse modo afastar qualquer tipo de energia ou ser ESPIRITUAL que possa atrapalhar o ritual.

2. Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do Axé. Conselheira, responsável pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.

O ìgbín ou caramujo é um dos principais símbolos de Oxalá. Ele representa a calma e a vitória sobre conflitos e calamidades. Muito sensível, o ìgbín quando pressente qualquer adversidade se recolhe em sua casca.

Egbé òrun são companheiros espirituais. Cada pessoa tem a sua preferência de companhia no òrun antes de vir ao ayè, quando uma pessoa vem do òrun ela pode estar associada a muitos grupos. Um destes grupos é chamado Ègbé Emere um dos mais poderosos.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Odum Etá (Odun Eta) ou Odum Quini (odun Kíní) É às obrigações muito importantes é considerada como fim do resguardo do Iauó após sua iniciação. Somente esta obrigação dará ao iniciado à liberdade de viver materialmente sem restrições na sociedade e no seu convívio familiar e pessoal.

Por estar associada ao sacrifício em algumas culturas, ela está diretamente relacionada com a morte, mas também com o sacrifício por um ideal.

O “corte” funciona como uma extensão da “gira”. Galos e galinhas são sacralizadas em função de fortalecer o relacionamento das filhas e filhos de santo com suas entidades.

Exu Lálú é representado pelo igbá funfun (cabaça branca).

Na cutelaria ela é usada como substituta da faca do chef, principalmente na hora de cortar ossos. No Brasil ela também é conhecida como faca de açougueiro por ser bastante usada na indústria de abate e beneficiamento de carnes. Quando usada para cortar ossos ou carnes congeladas, ela possui uma lâmina mais rígida.

Cutelo. É possivelmente a faca de menor uso prático na cozinha. Sua principal função é cortar carnes duras e ossos.

A Butcher 285 mm é utilizada para cortes grandes, como costela, brisket, fraldinha. Indicada ainda para separar a pele da carne, bem como descarnar e cortar.

1 Aquele que tenta fazer com que uma das partes de um litígio tenha seus interesses atendidos, especialmente em juízo; advogado. 2 Pessoa que se dedica a proteger fisicamente outra; capanga, guarda-costas.

Branco: considerada uma vela “coringa” e pode ser usada para substituir outras cores. Acender uma vela branca traz paz, harmonia, leveza e potencializa a fé. Além das velas e cores, podemos potencializar nossos feitiços com a magia dos dias da semana.

Ele serve como amuleto para atrair sorte, dinheiro, emprego, saúde ou amor. Existem muitas maneiras de fazer o boneco, mas a original, a preferida da religião que surgiu no Haiti (e é uma espécie de prima do nosso candomblé), segue seis passos básicos.

Rel Mãe de santo que cuida dos rituais de candomblé, da limpeza do local e da comida usada nas oferendas aos orixás.