Como se chama a pessoa que mora no Rio Grande do Sul?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

sul-rio-grandense. popularmente conhecido como gaúcho.

A pessoa que nasce no estado do Rio Grande do Sul tem o gentílico, que é como pode ser chamado, gaúcho ou sul rio-grandense.

Significado de Sulista
adjetivo Relativo ao Sul; sulino. substantivo masculino Natural ou habitante da região Sul.

Gaúcho – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quem vem ao mundo no estado de São Paulo é paulista. Quem nasce na capital é paulistano.

Quem nasce no Estado do Amazonas é amazonense e em Manaus é manauara.

Entre as unidades da federação, São Paulo segue como o estado mais populoso, com 46,6 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país. Em seguida vem Minas Gerais, com 21,4 milhões de habitantes, e Rio de Janeiro, com 17,5 milhões. Já o menos populoso é Roraima, com 652.713 moradores.

A diferença entre os termos fluminense (quem nasce no estado do Rio de Janeiro) e carioca (quem nasce na capital do Rio) é antiga. Ela existe porque o estado do Rio de Janeiro e a capital desse estado possuem o mesmo nome, diferenciando assim quem nasce na capital de quem nasce em outras cidades.

Quem nasce em Recife é recifense, não é recifence... Recifense ou Pernambucano (a).

Quem nasce no estado da Paraíba é chamado de paraibano. Já as pessoas naturais da capital João Pessoa também são chamadas de Pessoenses.

Quem nasce no Rio Grande do Norte é Potiguar. Potiguar (potiguares no plural) é uma denominação dada (gentílico) a quem nasce no estado do Rio Grande do Norte (assim como norte-rio-grandense ou rio-grandense-do-norte).

Localizada no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, Chuí é famosa por ser a cidade mais meridional do Brasil. Para passar a fronteira basta atravessar a avenida principal para chegar na cidade do Chuy, no Uruguai. Chuí é o município brasileiro mais distante da linha do Equador.

Essa região, que hoje chamamos de estado do RS, foi retratada pela primeira vez em 1531, quando os navegadores portugueses Martim Afonso de Souza e Pero Lopes passaram pela costa, mas não desembarcaram. Apenas para saber onde estavam, batizaram a barra com o nome de Rio Grande de São Pedro.

Existem algumas divergências em relação à origem do nome Porto Alegre, mas alguns historiadores afirmam que esteja mesmo na beleza do local, às margens do rio Guaíba. Outros dizem que é uma referência à alegria do povo, formado no início por imigrantes açorianos.

A saber, quem nasce na cidade de Feliz é chamado de felizense.

O gentílico para quem nasce em Itajaí é itajaiense, mas também popularmente chamado de papa-siri ou peixeiro.

A cultura gaúcha do Rio Grande do Sul foi fortemente influenciada pelos imigrantes europeus como os espanhóis, portugueses, italianos e alemães na segunda metade do século XIX. Com isso, a região é rica em tradições e elementos únicos na culinária e música, não é à toa que os gaúchos são tão orgulhosos da sua cultura.