Como se chama a pessoa que nasce no Espírito Santo?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

Todo capixaba é generoso, guloso e hospitaleiro. Reparte o que tem com seus vizinhos. Abusa da moqueca de papa-terra. E, com uma velocidade espantosa, se torna íntimo dos forasteiros.

Quem nasce no estado do Espírito Santo recebe o nome de capixaba por influência da língua tupi, na qual kapixaba significa “terra de plantação”. O motivo é que havia, na região, muitas roças que abasteciam de alimento as tribos indígenas locais.

Quem nasce em Vitoria é Vitoriense. Quem nasce e no Espirito Santo é Espirito Santense e todos nos que nascemos neste estado somos Capixabas. Em se tratando do município, sim óbvio que é vitoriense, assim como quem nasce em São Paulo cidade é paulistano.

Se você nasceu na cidade de VITORIA deve ser chamado de CAPIXABA pelos seus amigos. Agora você sabe o gentílico da sua cidade.

Boa parte concorda que o capixaba tem sotaque sim. Apontam que a fala do capixaba é mais 'neutra', menos marcada", explica. "Mas o que já sabemos é que todos os lugares têm suas expressões típicas. Queremos fazer um levantamento de verbetes que marcam o capixaba e futuramente fazer um dicionário 'capixabês'", explica.

São muitas as lendas que embasam o carinhoso apelido de "canela-verde" dado aos que nascem em Vila Velha.

espírito-santense

1 sinônimo da palavra capixaba: Principais sinônimos de capixaba: 1 espírito-santense.

A capital do Espírito Santo completa 469 anos nesta terça-feira (8). Vitória é um arquipélago com 33 ilhas e cada morador ou turista têm seu local preferido na cidade.

O Espírito Santo é um caldeirão de diversidade cultural. A rica combinação é uma mistura dos costumes e das tradições indígenas, africanas e dos diversos imigrantes (italianos, alemães, pomeranos, libaneses, entre outros) que fixaram residência no Estado.

Da gema é quem nasce na capital. Sou capixaba de nascimento e de paixão!

1. Capixaba da gema. Pessoa que nasceu e cresceu no Espírito Santo. Diz-se "da gema" quem nasce em um determinado lugar e cuja ascendência também nasceu e se criou naquele mesmo lugar, por sucessivas gerações.

No período colonial (século XVI - século XVIII), os nascidos na capitania do Rio de Janeiro eram conhecidos por "carioca", devido ao Rio Carioca, que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que "bebiam das águas do Carioca").

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro.

O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Se o Espírito Santo é uma pessoa, um ser relacional, o que fortaleceria a influência da pessoa do Espírito sobre a minha, seria justamente o meu relacionamento com Ele. Quanto mais nos relacionamos com Deus mais intensamente vivemos debaixo da sua influência.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

Alguns historiadores falam que Cananeia foi o primeiro povoado do Brasil, mas para fins oficiais, este título é de São Vicente, que foi fundada em 1532 e é considerada a primeira cidade brasileira. Conhecer os 32 quilômetros do litoral capixaba já seria motivo suficiente para visitar Vila Velha.