Como se chama charque em Minas?

Perguntado por: mvarela . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Daí a denominação “de sereno” ou “serenada” em Minas, e “de vento” no nordeste. Também habitual no nordeste brasileiro, a carne seca se confunde mais com o charque do que com a carne de sereno.

A tradição de Mirabela data de mais de 80 anos, graças aos antigos tropeiros, que cortavam a região. Logo depois do abate, a carne é salgada e colocada para descansar por, no mínimo, quatro horas.

A carne seca chama-se “jabá” (do tupi “yaba”, esconder-se), “carne do sertão”, “carne do Ceará” ou “carne do Sul”. Normalmente a carne seca é comercializada em mantas de carne, feita a partir de carne bovina, submetidas ao processo de salga, empilhadas em lugares secos para desidratação e melhor conservação.

Pouca gente sabe, mas o charque gaúcho é primo da carne de sol do Nordeste. É justamente nessa pluralidade que reside a raiz da culinária do Rio Grande do Sul, fruto da influência de diferentes etnias como portugueses, alemães, italianos, espanhóis, negros, entre outros.

Sim, a carne de cavalo pode ser consumida no Brasil. De acordo com o artigo 10 do Decreto 9.013, de 2017, os equinos são considerados como espécies de açougue, portanto, sem impedimentos para consumo. A carne pode ser consumida desde que os animais sejam abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária.

História do charque – em quéchua: charki ou em araucano charque – que significa carne salgada. Uma carne salgada e seca ao sol com o objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo.

Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa. A quantidade de sal usada será maior, e o tempo de cura também.

“A carne-seca é feita em um processo mais industrial e fica um pouco mais salgada que as outras. Não dá para usá-la fresca, mas sim em cozidos e farofas depois de dessalgada. Dá até para saltear e comer com manteiga de garrafa. Já o charque é uma carne salgada, mas não tão industrial.

Carne de jabá é de que animal? Seja pela questão cultural ou maior garantia de conservação do alimento, jabá é feito especialmente a partir da carne bovina. No tempo em que a o processo servia o propósito exclusivo da conservação, utilizava-se a parte traseira do animal.

Quem aprecia o sabor da comida mineira, ao passar por Mirabela, cidade que fica a 64 quilômetros de Montes Claros, não pode deixar de levar para casa a tradicional carne de sol do norte do estado.

O início da produção do charque foi no Nordeste, cuja ocupação do seu interior no fim do século XVII, depois da Guerra dos Bárbaros, se intensificou com a implantação das estâncias de gado. O charque era produzido, assim como no Altiplano Andino, para a manutenção da carne.

O charque Anhanguera é considerado um dos melhores do Brasil, por sua qualidade e por seu saber inigualável. Nesta foto, temos as duas principais embalagens que entregamos em todo o Brasil, o Charque de 30kg e de 5kg. Um é ideal para quem precisa de grandes quantidades e tem um consumo alto.

O charque de hoje é feito com carne bovina, principalmente de vitela ou carne jovem, de cortes menos nobres, como acém ou músculo.

O processo de maturação do charque é mais lento e exige uma quantidade de sal maior do que no processo de fabricação do jerked beef. Dessa forma o jerked beef se torna um produto mais macio e úmido e com um aspecto mais avermelhado, semelhante à carne fresca.

A carne seca, após fiar quatro ou cinco dias em local seco, vai para o varal ser exposta ao sol. Lá, ela fica pelo menos mais cinco dias – dependendo da insolação do local. Como é feito o charque? O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol.

Significado de Jabá
substantivo masculino Carne salgada e seca ao sol; charque, carne-de-sol, carne-seca. Etimologia (origem da palavra jabá). De origem desconhecida. substantivo masculino Dinheiro que se oferece ao adversário em troca da vitória; jabaculê.

"O gosto da carne de cachorro é similar ao da de carneiro, é muito suculenta e, se preparada corretamente, é muito gostosa, acrescenta ele.

É importante lembrar que, além da China, outros países asiáticos, como o Vietnã, consomem carne de cachorro. Na Malásia, as autoridades chegaram a incentivar o consumo de cachorros como controle da população dos animais. Na Coréia do Sul, comer carne de cachorro só foi proibido em 2018.

Não. O brasileiro não tem costume de comer carne de cavalo por questões meramente culturais. "Não faz parte da nossa tradição como em países da Europa e no Japão, por exemplo", explica o veterinário Enrico Ortolani, da Universidade de São Paulo (USP), consultor do Globo Rural.

1. Carne-do-sertão.

Continuar lendo Porque se chama charque?