O que é charque suíno?

Perguntado por: odias7 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

É um produto pré-cozido a base de pernil ou lombo suíno, com baixa taxa de gordura, a carne suína é cortada em mantas para garantir um produto mais homogêneo.

O charque de hoje é feito com carne bovina, principalmente de vitela ou carne jovem, de cortes menos nobres, como acém ou músculo.

Ideal para o dia a dia e também para receitas tradicionais, como a feijoada, o jerked suíno é uma carne curada apetitosa, feita a partir do pernil e da paleta suína.

Para fazer isso, basta colocá-la em uma panela com bastante água, acrescentar 1 copo cheio de leite frio ou em temperatura ambiente e levar para ferver a fogo alto por aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, é só escorrer a água, lavar a carne com uma outra água limpa e prepará-la normalmente.

Para dessalgar do modo tradicional, colocamos a carne em uma tigela com água gelada e deixamos na geladeira por, no mínimo 12 horas, trocando a água de 4 em 4 horas. Depois deste processo, é só deixar a carne cozinhar na pressão por aproximadamente 30 minutos.

Comer carnes cruas aumenta a chance de intoxicação alimentar, já que o cozimento é um dos processos que ajudam a matar microrganismos nocivos das comidas. — O perigo tem a ver com o risco de infecções gastrointestinais por bactérias, vírus e até protozoários — diz a nutricionista Larissa Cohen.

História do charque – em quéchua: charki ou em araucano charque – que significa carne salgada. Uma carne salgada e seca ao sol com o objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo.

No Brasil, a carne-seca também é chamada carne do Ceará, ceará, carne do sul, charque, carne-velha, jabá, iabá,carne de sol, sambamba e sumaca. São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.

O charque Anhanguera é considerado um dos melhores do Brasil, por sua qualidade e por seu saber inigualável.

Sim. Os equídeos são considerados como espécies de açougue (art. 10 do Decreto 9.013, de 2017) e a carne pode ser consumida desde que os animais sejam abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária, que pode ser feita em âmbito federal, municipal ou estadual.

Como escolher
Ao abrir a embalagem, a carne deve estar seca e sem líquidos aparentes, mas com uma oleosidade da própria carne. Quanto menos gordura na peça, mais fácil de limpar depois de cozida e maior o aproveitamento.

O processo de maturação do charque é mais lento e exige uma quantidade de sal maior do que no processo de fabricação do jerked beef. Dessa forma o jerked beef se torna um produto mais macio e úmido e com um aspecto mais avermelhado, semelhante à carne fresca.

Já a carne seca, também conhecida como carne-de-vento, carne-do-sertão, carne-do-Ceará, carne-do-Sul, ou jabá (do tupi yaba ou jabau, que significa fugir, esconder-se), é esfregada com mais sal e empilhada em lugares secos. As “mantas” de carne são constantemente mudadas de posição, para facilitar a evaporação.

Ao contrário da carne suína encontrada nas prateleiras do supermercado, a carne do Moura apresenta alto nível de marmoreio, que é a gordura entremeada nas fibras musculares. Isso torna o alimento mais suculento, macio e saboroso.

Continuar lendo Porque se chama charque?