O que significa a palavra o que queres que eu te faça?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A ideia é que a pergunta: “O que queres que eu te faça?”, supostamente abre a possibilidade de recebermos qualquer coisa que desejarmos.

Se a Bíblia não diz como Bartimeu ficou cego, então é porque essa informação não é relevante para a história. O ponto principal no episódio envolvendo Bartimeu não é a natureza de sua doença; mas é a revelação da autoridade de Cristo, o Filho de Davi, ao restaurar a visão daquele pobre homem.

“Senhor, que eu veja!”, deve ser o pedido de quem esteja imerso na tibieza e, sobretudo, de quem é cego de Deus. Bartimeu não pediu a fé, porque já a possuía. Sua cegueira era simplesmente física. Examinemos nossas necessidades espirituais e peçamos tudo a Jesus.

Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado. Ao encontrar Jesus, sua vida teria uma nova história.

Aprendemos com o cego Bartimeu que diante daqueles que estão contra nosso clamor de fé, devemos perseverar e clamar cada vez mais. Sempre vai existir pessoas que não compreendem a nossa fé, mas nem por isso devemos nos intimidar diante desses “pedidos para nos calarmos”.

O cego Bartimeu foi o homem curado por Jesus em sua passagem pela cidade de Jericó. Apesar de Jesus ter curado outro cego naquela mesma região, Bartimeu foi quem ficou conhecido na história como “o cego de Jericó”.

Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”. Trêmulo no corpo, firme no espírito, o cego responde: “Senhor, que eu possa ver novamente”.

Jesus poderia ter passado direto por esse homem, mas Ele não foi alheio ao sofrimento dele. Quando Ele olhou para aquele homem, sentiu a dor dele e perguntou: "Queres ser curado?" E ele responde: "Não há ninguém que me coloque no tanque." Devemos ter persistência naquilo que desejamos.

Jesus passa pelas estradas de Jericó, um cego chamado Bartimeu se dirige a Ele gritando: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” O grito deste homem comove o coração de Jesus, que para, manda chama-lo e cura-o. É um encontro que comove, o Senhor se encontra com aquele que sofre.

O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34). Contudo, eles não descreverama origem da cegueira, em contraste com o cego em Jerusalém, identificado como portador da moléstia desde o seu nascimento (João, 9: 1-34).

Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante.

Na mesma cidade havia também uma viúva. Essa mulher tinha uma causa a ser julgada e frequentemente se dirigia ao juiz rogando-lhe: “Faze-me justiça na causa que pleiteio contra meu adversário” (Lucas 18:X-).

Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho. Quando vejo essa passagem do cego Bartimeu, fico pensando que todos somos um pouco ele.

Lucas 18. Jesus conta a parábola do juiz injusto e a do fariseu e o publicano — Ele convida as crianças a se achegarem a Ele e ensina como alcançamos a vida eterna — Ele fala de Sua morte e ressurreição que se aproximam e concede visão a um homem cego.

O manto de Elias ser passado para Eliseu simbolizou a transferência da autoridade profética para Eliseu. Nos tempos atuais, às vezes, falamos do “manto” de autoridade que o profeta recebe quando é ordenado e designado.

A beira do caminho é lugar de ciladas. No salmos 140:5 diz: Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim. Jesus disse que Ele é o caminho. Estar à beira é estar próximo, mas sem entrar nEle.

Na beira do caminho havia um cego que se chamava Bartimeu, o filho de Timeu; estava sentado, pedindo esmolas. Quando ouviu dizer que era Jesus Nazareno que estava passando, o cego começou a gritar: «Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!» Muitos o repreenderam e mandaram que ficasse quieto.

Jericó é uma antiga cidade bíblica, situada na Palestina, às margens do rio Jordão. O nome Jericó significa "perfumado" e deriva da palavra cananeia, que tem o mesmo significado.

Quem era os pais do cego Bartimeu.
Aquilo que se fala de seu Pai, que era um general aposentado do exército Israelita, que se revoltou contra os romanos, sendo castigado pelos romanos, com a morte por crucificação e na cegueira de Bartimeu (arrancaram-lhe os olhos), nada tem de comprovação escrita.

Por que a cidade de Jericó foi destruída? Uma dúvida muito comum é sobre o porquê a cidade de Jericó foi destruída. A história conta que, depois de derrubarem ao altos e largos muros, o povo de Israel avançou pelo território, matando homens, mulheres, crianças e até animais.