Como se chama onde coloca a porta?

Perguntado por: nmata . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Batentes. Os batentes são conhecidos como uma parte daquilo onde as pessoas chamam de porta, que na realidade muitas pessoas podem pensar de forma errada no que seja porta. Normalmente, o termo se associa a folha da porta, mas além dela existe ainda o batente, a guarnição, a fechadura, entre outros itens.

As Guarnições são recomendadas para que você obtenha acabamentos perfeitos nos ambientes da sua casa. Trata-se de espécies de molduras colocadas em volta da porta, responsáveis também por esconder o rejunte encontrado entre a parede e o batente.

A guarnição para porta, também conhecida como alizares, é uma peça de madeira com finalidade decorativa que dá o acabamento no kit de porta. Como uma moldura, ela se encaixa cobrindo parte do batente e parede, apresentando um melhor acabamento ao ambiente.

A porta PRANCHETA é utilizada em ambientes internos (quartos e banheiros). Elas podem ter estrutura interna de colmeia (papelão) ou semi-sólida (sarrafos de madeira) sendo portas mais leves em relação à porta de madeira maciça.

Uma porta de madeira é composta por várias partes, como folha, batente e os acessórios que a complementam como dobradiça, puxador, fechadura e outras partes.

Também conhecido como moldura, o batente de porta é instalado na parte interna do vão da porta com o intuito de vedar o espaço, evitando que correntes de vento, poeira e insetos entrem em sua casa. Além disso, ele deixa o acabamento dos cômodos mais bonito.

O Paspatur ou Passe-partout exerce um papel de grande importância na montagem do quadro. Ele tem a função técnica de não permitir o contato físico do vidro com a imagem impressa. Esse afastamento de cerca de 1,5 mm permite uma camada de ar protetora fundamental para a conservação da peça a longo prazo.

Basicamente, os alizares são o que podem ser conhecidos popularmente como portal, referente àquele contorno da porta de madeira que é instalada na parede. Existem diferentes tipos de alizar de porta, visto que eles estão disponível em diferentes madeiras e em diferentes tamanhos.

Os acabamentos internos referem-se principalmente a pisos, azulejos, revestimento das paredes, material e design do teto. Os materiais citados anteriormente também são os mais adotados na arquitetura de casas e apartamentos. O que difere nesta parte são a aplicação e o design de interiores.

Existem também o modelo de portal de madeira, que como o próprio nome diz, é uma porta que contém madeira. Os primatas, nossos antecessores, utilizavam as árvores como moradia e elas os serviam muito bem, assim como grutas e qualquer outra forma de ambiente que pudessem abrigá-los.

Existem batentes para portas comuns, camarão, de correr, pivotantes e muitas outras! Sem contar na diversidade entre os tipos de madeira que podem ser utilizados para fabricar a estrutura.

É o conjunto de peças de madeira que serve para dar acabamento entre o batente e a alvenaria da parede.

Os batentes, também chamados de marcos, tem a função de suportar a porta, segurar. Já as guarnições, ou alizares, são o que dão o acabamento, ou seja, a “moldura” da porta.

Batente. Também chamado de "marco da porta", o batente é a "moldura" da porta, onde a folha é fixada. Para garantir a sustentação da folha, o batente é chumbado na parede, dando estrutura para o conjunto e possibilitando a abertura e fechamento da folha da porta.

Porta Balcão é um conjunto de duas folhas. Em suma, segue a ideia das janelas venezianas. Ou seja, há uma folha de vedação e outra para a ventilação, independentes entre si. Portanto, você pode optar por permitir a passagem ou apenas a ventilação/iluminação.

O que é Folha de Porta? A folha de porta nada mais é do que a porta em si, sem o marco (batente) e alizares (guarnições). Quando pensamos em portas normalmente nos vem à cabeça o modelo convencional de apenas uma folha, mas há muitas outras possibilidades.

Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.