Como se diz nada a ver?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Afinal, o certo é “nada a ver” ou “nada haver”? Essas duas expressões são aceitas na língua portuguesa. No entanto, apenas uma delas dá a ideia de uma coisa que não possui nenhuma relação com a outra: a expressão “nada a ver”.

Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.

Por outro lado, ter haver é utilizado no sentido de ter que receber algo, ter um crédito. É também comum a expressão ficar em haver, com o mesmo sentido. A fim de ilustrar melhor: Aquelas maçãs ficaram em haver, ele passará amanhã para pagar.

b) Próximo e passado podem ser usados livremente para designar o mês, assim como a expressão que vem: X volta ao Brasil no próximo mês (no mês que vem). Y viajou para a Europa no mês passado.

7 opinião, ponto de vista, posição, perspectiva, entendimento, ideia, concepção, convicção, crença, tese, teoria.

O verbo “haver” não possui sujeito e ele expressa os sentidos de “existir”, “acontecer” e “ocorrer”. O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.

Constatamos que o sentido se atém a algo a receber, ou seja, algo relacionado a créditos de uma foram geral. Um aspecto bem interessante é que muitas pessoas empregam essa expressão de forma errônea ao fazerem uso de: Eu tenho uma quantia em haver com você.

Acontecer: 2 acontecer, ocorrer, suceder, realizar-se, passar-se, dar-se, decorrer, sobrevir, transcorrer, verificar-se.

A expressão tudo haver, quando comparada ao padrão formal da linguagem, representa um evidente desacordo, visto que ela não existe. O verbo haver, fazendo referência a este contexto não se adéqua. Portanto, você pode ter tudo a ver com uma determinada situação ou com algo, assim como, por exemplo: Nossa!

Mas atente-se a um detalhe, de extrema importância: em se tratando da linguagem escrita, prefira sempre utilizar o verbo haver no lugar do verbo ter.

Erro: Devem haver muitas pessoas naquele auditório. Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, “deve”, este também se torna impessoal.

Para falar de horas, pode-se usar à(s) ou há. Com o sentido de tempo decorrido, usa-se sempre o verbo haver: Fiz um bolo há cinco horas (=decorreram cinco horas desde que fiz o bolo).

Etimologia (origem da palavra haver). O verbo haver deriva do latim "habere", que significa ter, possuir, exibir.

A palavra haja é uma flexão do verbo haver. Ela é usada na 1ª e 3ª pessoa do singular do imperativo negativo e afirmativo ou do presente do subjuntivo. Para ajudar a entender quando utilizá-la, basta substituir mentalmente essa palavra por existir, ter, acontecer.

Diz-se «na data de» seguida de uma determinada data (p. ex., «na data do 25 de Abril» ou «na data de 25 Abril»). «À data de» tem um sentido ligeiramente diferente e usa-se noutro contexto.

Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.