Como se escreve a lei da indução de Faraday?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A versão mais difundida da lei de Faraday afirma: A força eletromotriz induzida em qualquer circuito fechado é igual ao negativo da variação do fluxo magnético com o tempo na área delimitada pelo circuito.

Este conceito será importante em eletro-química e recebe o nome de Faraday ou constante de Faraday (símbolo F). Portanto: constante de Faraday = F = 96.485,4 C.

Consiste em experimento utilizado para demonstrar a distribuição de carga elétrica em um condutor em equilíbrio eletrostático. Na prática uma pessoa dentro da gaiola eletrizada, não sente nenhuma sensação elétrica. Ela é construída toda em alumínio e possui 22 mil de voltagem.

Indução eletromagnética é um fenômeno da Física que está relacionado ao surgimento de uma corrente elétrica por meio de um condutor, imerso em um já existente campo magnético, no momento em que se dá a variação do fluxo que atravessa tal campo.

De modo análogo, a teoria clássica que chamamos de Eletromagnetismo é estruturada por quatro leis: lei de Gauss para a Eletricidade (que inclui a lei de Coulomb), lei de Gauss para o Magnetismo, lei de Ampère-Maxwell e lei de Faraday-Lenz.

A indução eletromagnética ocorre quando a variação de um campo magnético nas proximidades de um condutor causa-lhe o surgimento de uma força eletromotriz induzida. Ela é descrita qualitativa e matematicamente pela lei de Faraday-Lenz.

O faraday é a carga em coulomb associada a um mol de elétron. Assim a constante de faraday é 96485 C/mol.

Quando existem em um corpo cargas elétricas positivas e negativas, ele é considerado eletricamente neutro. A carga elétrica é dada pela fórmula Q= n.e, sendo a letra “Q” o valor da carga elétrica e a letra “n” a quantidade de elétrons encontrado em um corpo.

  • Gerador elétrico
  • Motor elétrico
  • Eletrólise
  • Gaiola de Faraday
  • Gerador unipolar
  • Bexiga

Como uma forma de complementação à lei de Faraday, utilizamos a lei de Lenz.

Um farad corresponde à capacidade de armazenamento de energia elétrica de um capacitor ou condensador ou de um sistema de condutores, entre cujas placas exista uma diferença de potencial elétrico (tensão) de 1 volt (1 V), quando está carregado de uma quantidade de eletricidade igual a um coulomb (1 C).

Lei de Lenz é uma generalização da lei da indução eletromagnética de Faraday, de acordo com ela, a força eletromotriz induzida sempre se opõe a variações de fluxo magnético. A lei de Lenz é uma generalização da lei de Faraday, que descreve o fenômeno da indução eletromagnética.

Constante de Faraday
A unidade mais comumente usada para expressar a velocidade de fluxo de uma corrente elétrica é o ampère (A), que se refere ao número de coulombs (carga) que passa por um ponto por unidade de tempo.

Envolva o aparelho celular no papel de alumínio sem deixar nenhuma brecha. O telefone deve estar ligado. Após embrulhar o aparelho, utilize outro celular para ligar para o número do celular que foi embrulhado e se surpreenderá com o fato de o aparelho estar sem rede.

Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética, afirma que a variação no fluxo de campo magnético através de materiais condutores induz o surgimento de uma corrente elétrica. O fenômeno da indução eletromagnética foi descoberto pelo físico e químico britânico Michael Faraday em 1831.

Assim, a gaiola de Faraday é amplamente utilizada para proteger equipamentos eletrônicos sensíveis de interferências eletromagnéticas externas, como raios, campos elétricos de alta voltagem, radiações eletromagnéticas de dispositivos de comunicação, entre outras fontes de interferência.

A indução é um tipo de raciocínio que consiste em afirmar uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos. Exemplo: “Mário é brasileiro e gosta de futebol, assim como João, Pedro, Henrique, Maria, Joana e outros. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”.

Um campo magnético variável gera um campo elétrico induzido, também variável. Este campo elétrico variável dá origem a um campo magnético variável. Então, quando houver cargas elétricas aceleradas, vai haver produção de ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas são geradas pela movimentação de cargas.

O motor de indução produz um campo girante ou campo magnético rotativo, usando tensão alternada no estator. Esse campo atravessa os condutores do rotor, induzido a uma força eletromotriz que cria o seu próprio campo girante. Ele procura se alinhar ao campo girante do estator, fazendo o rotor girar constantemente.