Como se escreve às vezes?
“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”.
Como se escreve a palavra às vezes?
Às vezes, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo. O significado do termo é similar a “de vez em quando”, “ocasionalmente” ou “por vezes”. Veja exemplos: Eu gosto muito de viajar, mas, às vezes, é muito cansativo.
Quando é que se usa crase?
Nota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas. A polêmica foi relativa às mulheres defensoras da emancipação feminina.
Quando à crase muda o sentido da frase?
1) Sinalizar uma fusão (a crase): indica que o a vale por dois (à = a a): “Dilma Rousseff compareceu às CPIs”. 2) Evitar ambiguidade: sinaliza a preposição a em expressões de circunstância com substantivo feminino singular, indicando que não se deve confundi-la com o artigo a. “Dilma Rousseff depôs à CPI”.
Tem vírgula depois de as vezes?
Se «às vezes» ocorrer em princípio ou em final de frase, não é obrigatório o uso de vírgula: «Às vezes apetece-me rir»; «Apetece-me rir às vezes». Mesmo no meio da frase não é necessário pôr vírgula: «ela pode às vezes estar triste».
Quando não acontece crase?
NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Tem crase antes de hora?
A crase deve ser usada antes da indicação de um horário ou de horas marcadas: Não consigo te encontrar às 20h. Que tal começar a festa às 21h? Sairei de casa à meia-noite.
Quais são as principais regras de crase para nunca errar?
USO DA CRASE – TÉCNICA DEFINITIVA PARA NUNCA MAIS ERRAR!
Uma técnica que podemos usar para descobrir se uma frase leva ou não crase é trocar a palavra que segue a crase por um substantivo masculino, lembrando que se o mesmo já for masculino, não teremos crase.
Porque junto?
Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.
O que significa a expressão por vezes?
Por vezes. Por momentos; em momentos não determinados com clareza: E por vezes as noites duram uma eternidade. Etimologia (origem da palavra vezes).
O que pode substituir a palavra quando?
2 no momento em que, na ocasião em que, no tempo em que, na hora em que, assim que, logo que, mal, tão logo.
Onde a crase é obrigatória?
Crase obrigatória
Presença de um artigo seguido por uma palavra feminina; Locução adverbial que expresse tempo, modo ou lugar; Locução prepositiva seguida por “de”; Locuções conjuntivas “à medida que” e “à proporção que”.
Tem crase em As?
A crase ocorre quando temos a preposição A seguida da vogal A iniciando as seguintes palavras: artigo definido feminino singular, A, resultado em À; artigo definido feminino plural, AS, resultado em ÀS; os pronomes demonstrativos AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELAS, AQUILO, resultando em ÀQUELE, ÀQUELA, ÀQUELES, ÀQUELAS, ...
Tem crase em datas?
Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.
O que é crase exemplos em frases?
A crase é o fenômeno da contração da preposição "a" com o artigo feminino "a" e com certos pronomes cuja letra inicial também é o "a". O fenômeno da crase é indicado ortograficamente através do uso do acento grave. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
Como identificar a crase em uma frase?
A crase é o sinal gráfico (`) utilizado para indicar a fusão de duas letras A. Em geral, essa fusão acontece quando, em uma mesma frase, você precisa utilizar a preposição A (pedida depois de alguns verbos transitivos indiretos ou adjetivos) e o artigo A, que precede palavras femininas.