Como se escreve às vezes?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”.

Às vezes, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo. O significado do termo é similar a “de vez em quando”, “ocasionalmente” ou “por vezes”. Veja exemplos: Eu gosto muito de viajar, mas, às vezes, é muito cansativo.

Nota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas. A polêmica foi relativa às mulheres defensoras da emancipação feminina.

1) Sinalizar uma fusão (a crase): indica que o a vale por dois (à = a a): “Dilma Rousseff compareceu às CPIs”. 2) Evitar ambiguidade: sinaliza a preposição a em expressões de circunstância com substantivo feminino singular, indicando que não se deve confundi-la com o artigo a. “Dilma Rousseff depôs à CPI”.

Se «às vezes» ocorrer em princípio ou em final de frase, não é obrigatório o uso de vírgula: «Às vezes apetece-me rir»; «Apetece-me rir às vezes». Mesmo no meio da frase não é necessário pôr vírgula: «ela pode às vezes estar triste».

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

A crase deve ser usada antes da indicação de um horário ou de horas marcadas: Não consigo te encontrar às 20h. Que tal começar a festa às 21h? Sairei de casa à meia-noite.

USO DA CRASE – TÉCNICA DEFINITIVA PARA NUNCA MAIS ERRAR!
Uma técnica que podemos usar para descobrir se uma frase leva ou não crase é trocar a palavra que segue a crase por um substantivo masculino, lembrando que se o mesmo já for masculino, não teremos crase.

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Por vezes. Por momentos; em momentos não determinados com clareza: E por vezes as noites duram uma eternidade. Etimologia (origem da palavra vezes).

2 no momento em que, na ocasião em que, no tempo em que, na hora em que, assim que, logo que, mal, tão logo.

Crase obrigatória
Presença de um artigo seguido por uma palavra feminina; Locução adverbial que expresse tempo, modo ou lugar; Locução prepositiva seguida por “de”; Locuções conjuntivas “à medida que” e “à proporção que”.

A crase ocorre quando temos a preposição A seguida da vogal A iniciando as seguintes palavras: artigo definido feminino singular, A, resultado em À; artigo definido feminino plural, AS, resultado em ÀS; os pronomes demonstrativos AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELAS, AQUILO, resultando em ÀQUELE, ÀQUELA, ÀQUELES, ÀQUELAS, ...

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

A crase é o fenômeno da contração da preposição "a" com o artigo feminino "a" e com certos pronomes cuja letra inicial também é o "a". O fenômeno da crase é indicado ortograficamente através do uso do acento grave. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

A crase é o sinal gráfico (`) utilizado para indicar a fusão de duas letras A. Em geral, essa fusão acontece quando, em uma mesma frase, você precisa utilizar a preposição A (pedida depois de alguns verbos transitivos indiretos ou adjetivos) e o artigo A, que precede palavras femininas.