Como se escreve há um ano?

Perguntado por: epaz3 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Como o “há” pode ser utilizado para fazer referência a algo que ocorreu no passado, fica redundante colocar esse vocábulo na mesma sentença. Portanto, o correto seria: Estive nos Estados Unidos há um ano. Existe também outra forma que tem o mesmo som do “há”: ah!

Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.

indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro). O atirador estava a pouco menos de 12 metros (distância).

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Quando escreverhá anos” ou “a anos”?

  1. Há anos.
  2. OBS: Os verbos haver e fazer, quando estão indicando tempo passado, não devem ser colocados no plural. O haver também não vai para o plural quando adota o sentido de “existir”. Exemplos:
  3. A anos.

A construção correta é faz dez anos.
Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo. O verbo fazer pode ser substituído pelo verbo haver na sua forma impessoal: – Há dez anos que não vou a Paris.

Dessa forma, a palavra há deve ser utilizada sempre que nos referirmos ao passado, dando o significado de tempo decorrido.

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.

Veja os exemplos: Há muito tempo que não vou ao cinema/ Faz muito tempo que não vou ao cinema; Há vagas nessa empresa/ Existem vagas nessa empresa; Há muito tempo que não tomo coca/Faz muito tempo que não tomo coca.

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Esta é a melhor dica para distinguir quando usar “há” ou “a” em frases que se referem a tempo – “algum tempo”, “pouco tempo”, “muito tempo”: A deve ser empregado quando se referir a tempo futuro; HÁ deve ser utilizado quando se referir a tempo passado, decorrido.

Portanto, redundância no acréscimo de atrás ou de qualquer outra palavra que denote tempo decorrido em tais expressões. Para evitar redundância, deve-se usar apenas dez anos ou dez anos atrás.

Concluindo com a certeza de que você não voltará a ter dúvidas quando a frase tiver ideia de tempo, não esqueça de que o “há” somente olha para o passado e não combina com o “daqui”. Por fim, lembre-se de que, quando quiser se referir a um tempo curto, que ainda acontecerá, o certo é “daqui A pouco”.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

: tempo passado
Usamos há, forma conjugada do verbo haver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo, quando nos referimos a tempo decorrido, ou seja, a tempo passado.