Por que a data do carnaval varia de ano para ano?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Por isso, a data do Carnaval pode variar entre os meses de fevereiro e março. Portanto, o Carnaval muda de data todo ano porque é celebrado em uma data que está relacionada com a Páscoa, uma data móvel que é determinada pelo calendário lunar.

O Domingo de Páscoa na tradição cristã celebra a ressurreição de Cristo. Outras celebrações são marcadas com base nessa data. Além disso, a data do Carnaval é marcada com base na data da Páscoa, pois a Terça-feira de Carnaval acontece 40 dias antes do Domingo de Ramos, que inicia a Semana Santa.

No ano de 2023, a terça-feira de carnaval cai no dia 21 de fevereiro. Porém, a festa começa na sexta-feira, dia 17 de fevereiro e pode se estender até a quarta-feira de cinzas, dia 22 de fevereiro.

O carnaval teria tido suas primeiras raízes na Antiguidade, entre o Egito e a Grécia, em uma comemoração popular que vibrava com a chegada da primavera. A festa marcava o fim do longo inverno e suas vegetações mortas.

Isso porque a festividade marca o período de liberdade anterior à Quaresma. Visto que o Domingo de Ramos é celebrado sete dias antes da Páscoa e dá início à Semana Santa, a celebração do Carnaval acontece sempre 40 dias antes, em uma terça-feira. Ou seja, 47 dias antes da data definida para a Páscoa.

Atualmente, o Carnaval é a festa mais popular do Brasil e é comemorado em data móvel, que é influenciada pela data que determina a Páscoa. A Terça-feira de Carnaval é comemorada exatamente 47 dias antes do Domingo de Páscoa. As próximas datas para a Terça-feira de Carnaval no Brasil serão: 2020: 25 de fevereiro.

Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.

“Pelo calendário litúrgico católico, o Carnaval antecede o início da Quaresma, ou seja, período que antecede os quarenta dias para a Páscoa. É daí surge a denominação Carnaval: palavra que se origina do latim Carnis levare, que significa 'afastar-se da carne'”, explica.

O Carnaval foi incorporado no calendário católico para designar a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, dia no qual se inicia a abstenção de carne. Dessa forma, a festa marca o período de liberdade anterior à Quaresma - período de 40 dias até a Sexta-Feira Santa, dois dias antes da Páscoa.

A Igreja Católica determinou que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, no hemisfério norte - e, consequentemente, do equinócio de outono, no hemisfério sul.

20 e 21 de fevereiro

O carnaval 2023 ocorrerá nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça respectivamente. Em alguns locais, a quarta-feira de cinzas (dia 22) também é dada como feriado (apesar de formalmente ser ponto facultativo).

Feriados do segundo semestre de 2023
O feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, desta vez, será quarta-feira. O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que não é um feriado nacional, mas é comemorado em muitas cidades, será em numa segunda-feira.

Os 8 melhores carnavais do mundo

  • Mardi Gras em New Orleans (Estados Unidos) ...
  • Carnevale di Venezia (Itália) ...
  • Carnaval de Santa Cruz de Tenerife (Espanha) ...
  • Carnaval de Colônia (Alemanha) ...
  • Carnaval do Rio de Janeiro (Brasil) ...
  • Carnaval de Oruro (Bolívia) ...
  • Carnaval de Binche (Bélgica)

Estados Unidos
O Estado mais tradicional na comemoração é New Orleans, onde, durante o Mardi Grass, desfilam pelas ruas mais de 50 agremiações.

italiano

Dos países que comemoram o carnaval, sem dúvida o mais conhecido é o italiano.

Por que 40 dias? O número remete a numerosos episódios bíblicos: os 40 dias do dilúvio, os 40 anos em que o povo judeu vagou pelo deserto, os 40 dias que Moisés passou com Deus no Sinai, e Elias na montanha, os 40 dias de Jesus no deserto antes de começar sua a vida pública etc..

Cobrir as imagens de santos e outros ícones sacros durante a quaresma é fundamentado no luto pelo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, levando os fiéis a uma reflexão profunda, ao contemplar estes objetos sagrados cobertos do roxo, cor simbolo da tristeza, dor e penitência.

A Celebração do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. Este Domingo, com a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus.