Como se escreve mal exemplo?

Perguntado por: zarruda . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Quando é advérbio, mal significa que algo foi realizado de maneira errada, por exemplo: Sofia se comportou mal na palestra. Quando é substantivo, esse termo é sinônimo de doença, problema, angústia, tristeza ou sofrimento, por exemplo: Todo o mal deve ser evitado.

Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal.

Mal ou mau: como não confundir
A palavra mal é sempre o contrário de bem. Já mau é o inverso de bom. Por isso, fazer essas trocas como exercício se tiver dúvida, é uma opção sem erro.

Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento. Mal ou mau humor? A forma correta é mau humor.

Antes de tudo, memorize o seguinte: a palavra mau, é escrita com a letra u significa o contrário de bom. Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem.

Mal

  • Estou me sentindo mal essa manhã. (Estou me sentido bem essa manhã)
  • Fui muito mal no exame final. (Fui muito bem no exame final)
  • Felipe nasceu para fazer o mal. (Felipe nasceu para fazer o bem)

O elemento mal deve ser seguido por hífen quando o segundo elemento iniciar por vogal, h ou l. Logo, aquele indivíduo que demonstra mau humor, irritação, agressividade, é mal-humorado, com hífen. É importante não confundirmos "mal" (que é o contrário de bem) com o adjetivo "mau" (que é o contrário de bom).

10 defeito, deficiência, deformidade, desvantagem, eiva, falha, fraco, fraqueza, imperfeição, inconveniência, mácula, mancha, pecado, problema, senão, vício. Maldade: 11 crueldade, maldade, malefício, malevolência, malfeito, malignidade, nocividade, perniciosidade, perversidade, ruindade.

O prefixo mal exige hífen antes de vogal, h e l: mal-acabado, mal-agradecido, mal-humorado, mal-intencionado, mal-lavado, mal-estar, mal-entendido. Nos demais casos, escreve-se sem hífen, com aglutinação: malcriado, malfeito, malsucedido.

Menos mal é o contrário de “mais bem”. Por ser um advérbio, menos mal é invariável. Exemplos com menos mal: Ainda enjoei um pouco na viagem, mas passei menos mal do que das outras vezes.

Menos mal é o contrário de “mais bem”, por exemplo: Nenhum dos dois estavam bem, mas ela estava menos mal que ele, por isso, ele foi atendido primeiro. Menos mau é o contrário de “mais bom”, por exemplo: Este vilão é menos mau que o da novela anterior.

MAL exerce a função de conjunção quando pode ser substituído por “logo que”. Ex: Mal saí e já começaram a falar de mim. Como conjunção, a palavra também não possui flexão de número, ou seja, é invariável.

Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...

O que é Fazer mal:
Fazer-mal é uma locução verbal de uso popular que significa: desonrar, deflorar, desvirginar.

O emprego correto se dá em: “Ele é bom médico” e “Ele é mau aluno”. Por outro lado, Mal e Bem podem exercer três funções distintas. Exercem a função de advérbios, modificam o estado do verbo, por exemplo: “Seu filho se comportou mal na escola” e “ele foi bem aceito no novo trabalho”.

Mau humor é o estado de espírito de quem não está bem disposto. O mal-humorado é aquele que está irritado, desgostoso com alguma coisa, reclamando de tudo.

1 bem, certo, direito, acertadamente, corretamente, adequadamente, devidamente, satisfatoriamente, perfeitamente, lindamente, convenientemente, propriamente.

Mal é o contrário de bem. Mau é o contrário de bom.

B. Nesse contexto mau é antônimo de bom, ou seja, "imperfeito", “ruim”, que causa prejuízos.

Resposta verificada por especialistas. Quanto ao uso de "mal" e "mau", está CORRETA a construção "Meu vizinho comeu uma comida que lhe fez mal".

Diferença de “mais” e “mas”
Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra. Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.

Continuar lendo Foi mal ou foi mal?