Como se escreve o verbo cantar no futuro?

Perguntado por: dquarteira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Indicativo

  1. Presente. eucanto. tucantas. elecanta. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eucantava. tucantavas. elecantava. ...
  3. Pretérito Perfeito. eucantei. tucantaste. elecantou. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eucantara. tucantaras. elecantara. ...
  5. Futuro do Presente. eucantarei. tucantarás. elecantará ...
  6. Futuro do Pretérito. eucantaria. tucantarias. elecantaria.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda. Sorrirei quando tudo terminar.

' O futuro do pretérito composto é usado para falar de acontecimentos que poderiam ter acontecido no passado, mas que não se concretizaram.

Significado de Cantar
verbo transitivo direto e intransitivo Emitir, com a voz, sons musicais: cantar uma música; seu trabalho sempre foi cantar. verbo transitivo direto Celebrar por meio de versos ou prosa: Camões cantou as glórias de Portugal. Dizer um texto em voz alta; declamar: cantar um jogo.

Significado de Cantado
adjetivo Que se conseguiu cantar; que foi expresso através do canto. Demonstrado ou acompanhado por canto. Que foi celebrado ou festejado através de canto. Etimologia (origem da palavra cantado).

Um coro é um grupo de cantores distribuídos por naipes de acordo com o grau de notas de suas vozes.

A primeira conjugação é um dos três modelos fixos de conjugação verbal. Todos os verbos regulares terminados em -ar, ou seja, que possuem vogal temática a, encaixam-se nesse modelo de conjugação, apresentando as mesmas terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. Assim, ele permite situar o tempo presente indicando uma ação habitual, uma verdade ou características do sujeito. Pode também ser utilizado para falar de ações que acontecerão num futuro próximo.

  1. - ama (tu) ame (ele/ela) amemos (nós) amai (vós) amem (eles/elas)
  2. - não ames (tu) não ame (ele/ela) não amemos (nós) não ameis (vós) não amem (eles/elas)
  3. para amar (eu) para amares (tu) para amar (ele/ela) para amarmos (nós) para amardes (vós) para amarem (eles/elas)

verbo intransitivo
1. Formar com a voz sons musicais. 2. [Por extensão] Fazer ruído contínuo e cadenciado, mas não molesto.

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.

São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo. Você sabe o que são modos verbais?

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

Prefira o presente ao futuro do indicativo: em lugar de “viajará amanhã”, use “viaja amanhã”. Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso.

A formação do futuro do presente é bem simples. Sua morfologia combina o verbo no infinitivo seguindo a terminação adequada à pessoa agente da oração. No exemplo a seguir é possível ver como formar o verbo no tempo verbal em questão: Exemplo: estudar > 1ª pessoa do singular: estudar+ei = eu estudarei.

Como já vimos anteriormente, o futuro do pretérito faz referência a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado. Já o futuro do presente é um tempo verbal utilizado para ações que ocorrerão após o discurso. Ambos são conjugados no modo indicativo e apresentam a forma composta.

Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala).

Indicativo

  1. Presente. euescrevo. tuescreves. eleescreve. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euescrevia. tuescrevias. eleescrevia. ...
  3. Pretérito Perfeito. euescrevi. tuescreveste. eleescreveu. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euescrevera. tuescreveras. eleescrevera. ...
  5. Futuro do Presente. euescreverei. tuescreverás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euescreveria. tuescreverias.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares. São os mais numerosos. Eles são constantemente seguidos de um advérbio ou de um ou mais complementos.