Como se faz a nota BB no violão?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Faça pestana em todas as cordas no primeiro traste com o seu indicador. 2. Faça pestana apenas nas cordas de Lá (A), Sol (G) e Si (B) com o dedo anelar no terceiro traste. Este é o acorde de Si bemol (Bb).

A cifragem do acorde é Bb e lemos essa cifra assim: Si bemol maior. É comum no entre os músicos não se falar a palavra maior, e sim apenas Si bemol.

Por exemplo: G = sol maior; A# = lá sustenido maior; Bb = si bemol maior. Se o tom é menor, você tem que indicar isso com um m minúsculo após o código do tom.

O acorde Bb Menor (m) é composto pelas seguintes notas: A#/Bb, C#/Db, F.

A ordem das cordas é E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-ré-lá-mi. O primeiro “mi” é a corda mais fina do violão, a corda de baixo, e muitas vezes acontece o equívoco de se numerar de maneira contrária, chamando a sexta corda, a mais grossa, de primeira.

Mi Menor (Em)
Esse é um dos acordes mais fáceis para se tocar em um violão, além de ser um dos principais no momento de desenvolver o conhecimento no instrumento. O acorde Mi Menor é tocado com o auxilio de apenas dois dedos e é possível utilizar todas as cordas para realizar a sua batida.

Assim, se consideramos determinada nota (como o Sol ou G), o sustenido é o som mais próximo a essa nota na direção dos agudos (no caso, formando o Sol sustenido ou G#). Já o bemol é a nota mais próxima na direção dos graves (formando o Sol bemol ou Gb).

Acorde Perfeito Maior: é formado por uma 3ª Maior e uma 3ª Menor sobreposta a ela (3ª Maior e 5ª justa). Acorde Perfeito Menor: é formado por uma 3ª Menor e uma 3ª Maior sobreposta a ela (3ª Menor e 5ª justa).

A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.

A ordem dos bemóis, ou melhor a ordem que se estabelecem os bemóis na armadura de clave, então é si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol, sol bemol, dó bemol, é fá bemol.

Acorde Si Bemol maior com sexta e nona Bb6(9)

O acorde de Si maior é formado pela tríade B – D# – F# (Si, Ré sustenido e Fá sustenido), ou seja, a primeira, terceira e quinta notas da escala de Si maior.

No campo harmônico anterior (Eb), tínhamos três notas acidentadas na escala base e nos acordes, no campo harmônico de Bb (Si bemol), temos apenas dois acordes acidentados com os bemóis que são os graus: I (Bb7M) e IV (Eb7M.

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

Relativa menor de Fá: Ré menor. Relativa menor de Sol: Mi menor.

Se você tem a partitura da música, olhe sempre para o seu início, ao lado da clave. Veja se tem bemóis, sustenidos e quantos são; a partir disso, poderemos dizer qual é o tom da música. Por exemplo, se na armadura tivermos apenas um sustenido, sabemos que a música está em sol maior ou mi menor.

Você também já sabe que a formação de um acorde menor é: a nota tônica (1), a terça (3) e a quinta (5) notas da escala menor. Vamos à prática, para o acorde de Si bemol menor (Bbm): A escala de si bemol menor é: Si bemol – Dó – Ré bemol – Mi bemol – Fá – Sol bemol – Lá bemol – Si bemol …e assim continuamos…

Podemos fazer os acordes de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, com sétima, todos sem pestana.