Como se faz um filme?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Passo a passo para produzir um filme

  1. Etapa 1: a ideia. Cada filme que você já viu começou com uma ideia no cérebro de alguém. ...
  2. Etapa 2: O Roteiro. O roteiro é onde você colocará a história, o cenário e o diálogo de forma estruturada. ...
  3. Etapa 3: os storyboards. ...
  4. Etapa 5: As locações. ...
  5. Etapa 6: a filmagem. ...
  6. Etapa 7: a pós-produção.

Filmes precisam de três etapas: pré-produção, produção e pós-produção.

Faça os figurinos, os cenários, os diálogos.
Faça os atores ensaiarem e grave tudo com uma boa câmera, mesmo se for uma digital. Faça as cenas aos poucos: pode até fazê-las fora de ordem. Grave pequenos filmes se sua câmera não tiver boa memória e, se necessário, use uma lista de cenas para checar o que já foi feito.

Meu colega de universidade, o professor e cineasta João Guilherme Barone, defende a ideia de que há três elementos fundamentais na elaboração de um filme: o roteiro, a produção e a direção.

Cineasta: tudo sobre a profissão. Profissional habilitado para a produção de filmes, vídeos e detentor de conhecimento em aspectos artísticos e técnicos da cinematografia.. Amplamente associado com o cinema, o cineasta pode transitar em áreas como canais de televisão ou na direção de espetáculos musicais.

Como apresentar uma ideia à Netflix
Se você tiver uma ideia, jogo, roteiro ou projeto já em desenvolvimento que deseja apresentar à Netflix, entre em contato com um agente licenciado, produtor, advogado, gerente ou executivo do setor que já tenha um relacionamento estabelecido com a Netflix.

A sinopse deve, então, mostrar todo o potencial da história, inclusive por ser geralmente o primeiro contato que o público tem com o documentário, e possibilitar que as pessoas se interessem, ou não, por assistir ao filme.

Os filmes de terror são os mais rápidos entre o fim das filmagens e o lançamento do filme nos cinemas, enquanto o que mais demoram são os de fantasia. Falando da duração das gravações, o tempo médio são 106 dias, sendo o mais curto os filmes de terror (81 dias) e os mais longos os filmes de aventura (133 dias).

Visto isso, separamos a cadeia produtiva em três etapas: Extração de matéria-prima; Transformação da matéria-prima em produto; Distribuição do produto final.

Por estrutura entenda-se um conjunto interrelacionado de sequências cinematográficas que formam o todo fílmico. Sequência é um conjunto de tomadas que se sucedem no tempo, porque colocadas umas após outras, em determinada ordem e com pré-determinada intenção de produzir significado e ritmo.

Fazer filmes de ação ao vivo é virtualmente impossível de fazer tudo sozinho. Você não pode atuar, filmar e dirigir ao mesmo tempo. Não bem, pelo menos. A realização de filmes de animação é diferente.

Todo argumento deve ser escrito em prosa e no tempo presente. Ele é um texto corrido com sua história como se estivesse sendo contada para alguém, com os detalhes que são importantes para a compreensão geral, apresentação dos personagens, as situações que eles enfrentam, tudo com começo, meio e fim.

A distribuição em filme tradicional costuma ser um processo difícil e relativamente caro. Em uma produção de larga escala (com média de duas horas de duração), o custo de cada cópia pode chegar a U$ 2.000 e este valor é ainda maior quando colocadas as legendas para exibição em outros idiomas.

O processo de escrita de um roteiro é bastante complexo e exige muita criatividade e habilidade do roteirista. É necessário criar uma história envolvente, personagens cativantes e diálogos eficazes, além de trabalhar com uma estrutura bem definida e adequada para a história que se quer contar.

Um roteiro de longa-metragem tem, em média, de 90 a 110 páginas, com cenas que variam entre 1 a 2 páginas. Sendo assim, um roteirista deve escrever 70 a 100 cenas em um roteiro.