Como se faz um resumo crítico?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Como fazer um resumo crítico?

  1. Defina o objetivo do resumo e faça um planejamento. ...
  2. Leia o texto com atenção e anote os principais dados. ...
  3. Organize suas anotações. ...
  4. Escreva a introdução do resumo. ...
  5. Apresente as principais ideias. ...
  6. Descreva o problema central do texto. ...
  7. Conte como foi a resolução do problema. ...
  8. Faça uma crítica.

Crítico: também chamado de resenha, esse tipo de resumo tem como principal característica a apreciação crítica da obra, ou seja, o texto é escrito a partir da análise.

Sobre a estrutura, a resenha crítica, normalmente, é composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão. O título na resenha pode retomar o nome da obra, antecipar a análise principal do texto ou surtir curiosidade no leitor.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

O resumo simples deve conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras, deve utilizar fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo.

Como fazer um resumo em 7 passos simples

  1. Entenda melhor o tema. ...
  2. Determine o que precisa ser abordado. ...
  3. Defina quem vai ler aquele resumo. ...
  4. Liste uma tabela de conteúdos. ...
  5. Utilize bullet points. ...
  6. Enumere referências para estudo aprofundado. ...
  7. Entre em detalhes.

Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Parágrafo crítico ou argumentativo
É um parágrafo que aborda um tema, a partir de um tópico-frasal, de forma crítica, isto é, levando em conta o tópico frasal pensado, o autor do parágrafo debate um tema, pondera, argumenta, coloca as suas impressões, traz sugestões.

O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras precisam ser separadas por um espaço e ponto e vírgula.

Conclusão. O final da resenha contempla o fechamento das ideias e não é necessariamente uma parte muito grande. Embora no desenvolvimento a opinião do resenhista tenha sido exposta, aqui é hora de sintetizar e opinar sobre alguns aspectos da obra: A obra e o tema são relevantes no contexto atual?