Como se inicia uma conversa no caso de uma demissão?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Portanto, vá direto ao ponto: já inicie a conversa falando sobre a sua decisão. Assim, você evita falsas expectativas e o empregado não se sente enrolado. E não se esqueça de deixar claro quais são os motivos da demissão, conforme já explicamos.

A comunicação da demissão e as explicações necessárias devem ser feitas pelo superior responsável pela equipe do ex funcionário. Ele deve explicar os motivos de forma objetiva e transparente, e estar preparado para responder às perguntas feitas por seu time sobre esse assunto.

Posso me demitir por WhatsApp? Assim como o patrão pode demitir por aplicativo de mensagens, o empregado também pode pedir a dispensa via WhatsApp. Os advogados ressaltam que o pedido de demissão deve ser feito, preferencialmente, com um antecedência de 30 dias, relativo ao aviso prévio.

“Por que saiu do último emprego?” – 5 dicas para responder a essa pergunta

  1. Tenha clareza nos seus motivos. ...
  2. Diga a verdade. ...
  3. Não fale mal do antigo empregador. ...
  4. Explique sua procura por novos desafios. ...
  5. Não fale que a culpa foi a rotina de trabalho.

A demissão deve acontecer em um ambiente privado em que estejam presentes apenas o colaborador e o gestor. Portanto, se preferir, marque uma reunião com data e horário definidos para comunicar o desligamento. Não delegue a responsabilidade de dar a notícia ao colaborador para outro líder ou superior direto.

Dicas para conduzir um processo de desligamento

  1. Guarde a informação. O fato de que um funcionário em específico será desligado é uma informação que só deve ser compartilhada em caso de absoluta necessidade. ...
  2. Defina e oriente e comunicador. ...
  3. Busque um ambiente adequado. ...
  4. Escolha um horário adequado. ...
  5. Seja respeitoso.

Ou seja, para que a demissão pelo aplicativo seja válida e finalizada pela empresa, é necessário que o colaborador responda a mensagem, mostrando que, além de visualizar, ele leu o conteúdo escrito.

As dicas para fazer um comunicado interno eficiente

  1. Saiba para quem você está falando. ...
  2. Crie mensagens objetivas mantendo a personalidade. ...
  3. Transmita os valores da empresa. ...
  4. Aproveite as tecnologias para aumentar o alcance. ...
  5. Acompanhe o envolvimento do público.

Veja agora as 7 dicas na hora de dar feedbacks aos seus funcionários e para sua equipe:

  1. Seja rápido. Sempre seja rápido na hora de falar com alguém sobre algo que ela fez ou deixou de fazer. ...
  2. Seja preciso. ...
  3. Ouça mais. ...
  4. Seja empático. ...
  5. Seja estratégico. ...
  6. Escolha bem as suas palavras. ...
  7. Foque no comportamento.

Em linhas gerais, a estrutura de um comunicado contém os seguintes elementos: título: identificação do remetente e do destinatário; corpo do texto: apresentação da mensagem que se deseja transmitir; encerramento: saudações finais e a identificação do departamento ou da equipe que faz a gestão da empresa.

Obrigado! Chegou a hora de correr atrás de novos desafios, mas o que aprendi aqui permanecerá em mim para sempre. Não é fácil dizer adeus, mas tenham certeza de que jamais me esquecerei da amizade, dos perrengues e de tudo que aprendi. Boa sorte para todos!

Destaque os aprendizados. Depois de ser honesto e explicar o porquê da sua demissão, vale trazer os aprendizados que você tirou dessa situação. Isso é o principal para os recrutadores! Os recrutadores gostam de saber qual é a análise que o candidato faz dos motivos do desligamento e como ele aprendeu com a situação.

Estou me despedindo da empresa, mas saibam que sempre estarei disponível para uma conversa, um networking, um ombro amigo. Sucesso a todos! A conexão que tive com cada membro dessa equipe foi incrível. Estou indo embora, mas vocês ainda podem contar comigo!

Seja sincero
O real motivo da dispensa do serviço deve ficar claro para o contratante. Caso o problema seja o valor abaixo da expectativa, fale exatamente isso. Com educação e respeite, mas seja honesto. Nunca invente uma desculpa falsa.

Ao recusar propostas, seja cordial e agradeça o interesse e o contato do cliente. Para evitar qualquer tipo de ruídos na comunicação, vale até entrar em contato por telefone, a fim de expor com clareza suas razões. Às vezes, conversas por texto não expressam tão bem aquilo que temos a dizer.

Apresente razões para ter ficado pouco tempo no emprego
Para demonstrar que seu curto envolvimento em um trabalho não é algo de problemático, inclua uma rápida justificativa ao lado do cargo como, por exemplo, “demissão por cortes no setor” ou “contrato para cobertura de férias”.

Caso você perceba que não quer compromisso e a outra pessoa, sim, é preciso dizer a verdade. Uma boa alternativa é falar: “Sinto muito, eu realmente gostei de conhecê-lo, mas quanto mais tempo passamos juntos, mais isso me fez perceber que não estou pronto para começar algo novo com alguém.”

Seja clara sobre sua decisão, mas não precisa ser esmagadoramente honesta sobre seus motivos. “Me desculpe, mas acho que não somos compatíveis” ou “não acho que teríamos um bom relacionamento” são respostas bem melhores do que “eu não acho você atraente”, ou “você é muito chato”.

Como demitir um amigo sem prejudicar a relação

  1. Tenha postura de chefe. Por mais que vocês sejam amigos, é a relação profissional que deve prevalecer no momento da demissão. ...
  2. Seja direto. ...
  3. Use a razão. ...
  4. Motive. ...
  5. Respeite o espaço do outro.