Como se manter firme na fé?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

“A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Você provavelmente conhece esse versículo e é fundamental que ele seja uma realidade na sua rotina. Alimentar-se da Palavra de Deus é um dos principais caminhos para que sua fé possa crescer de forma saudável.

A importância de fortalecer a

  • Converse com Deus. A conversa com Deus deve se tornar um hábito diário. ...
  • Estude a Bíblia. A leitura da Bíblia é uma atividade necessária a todos os cristãos. ...
  • Frequente as celebrações. ...
  • Ame ao próximo.

O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ). Alma fez uma afirmação semelhante: “Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras” ( Alma 32:21 ). A fé é um princípio de ação e poder.

Para perseverarmos firmes e constantes na fé em Cristo, é necessário que o evangelho de Jesus Cristo seja internalizado em nosso coração e em nossa alma, o que significa que o evangelho se torna não apenas uma das muitas influências na vida de uma pessoa, mas o enfoque determinante de sua vida e de seu caráter.

Temos medo de sair de casa, medo do futuro, da morte, da doença, medo do que pode ou não acontecer. Os medos são terríveis, são verdadeiros “diabos” que apavoram a nossa vida e a nossa existência. Precisamos deixar de lado a fé temerosa. Jesus disse a Pedro: “Homem fraco na fé”.

Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.

Isaías 40:31. Assim como Davi, o profeta Isaías também destacou a importância de se manter firme na fé e esperar no Senhor, principalmente quando algo não vai bem: “mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

Ao vê-lo firme em Deus, ele ficará confiante e, em vez de se arrastar e/ou usar uma bengala, ele terá a oportunidade de viver como você, firme no Senhor. O manco precisa obter o nosso favor, ele precisa ver nosso testemunho de vida em Cristo Jesus.

Colocar em prática o exercício das verdades bíblicas. Deus faz boas obras por meio de nossas vidas para que sigamos o caminho espiritual da verdade. Um dos mandamentos que devemos ter sempre em mente é que cada um de nós veio à Terra para cumprir sua missão e ajudar o próximo.

Veja ainda o que diz a Palavra do Senhor em Josué 1.9: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Reserve tempo todos os dias para compartilhar seus pensamentos e sentimentos com Ele. Conte a Ele tudo o que preocupa você. Ele está interessado nas coisas mais importantes, bem como nos aspectos mais corriqueiros de sua vida. Compartilhe com Ele toda a sua gama de sentimentos e experiências.

Salmo 149 - Fortificar o elo da fé
Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa. Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação. Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas.

O Salmo 145 fortalece a própria e a dos outro por ser considerado um meio de ajuda para resolução dos problemas. “Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.

A conexão entre fé e obras é evidente: por meio das obras, a fé se consuma; por meio da fé, produzimos boas obras. O papel delas em nossas vidas é provocar uma mudança positiva em nós mesmos e no próximo, uma realização pessoal e social.

A experiência se tornou parte de seu alicerce de fé. A adversidade não deve ser vista como um desfavor do Senhor ou como a anulação de Suas bênçãos. A oposição em todas as coisas é parte do fogo do ourives que nos prepara para um destino celestial eterno.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Precisamos Confessar Nossos Pecados
A confissão tira um grande peso do pecador. O Senhor prometeu: “Eu, o Senhor, perdoo pecados e sou misericordioso para com aqueles que confessam seus pecados com o coração humilde” (D&C 61:2). Precisamos confessar todos os nossos pecados a Deus.