Como se proteger de stalkers?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Como se proteger do stalking? Um dos primeiros passos para evitar o stalking é realizar boas escolhas no modo virtual. Não divulgar dados como endereço, local de estudo ou de trabalho, números de telefone, e sempre configurar perfis em redes sociais, de modo a apenas os amigos próximos terem acesso às informações.

Confira algumas características do stalking:

  1. Ação intencional;
  2. Padrão de comportamentos repetitivos para uma ou mais pessoas;
  3. Comportamentos que não são desejados pelas vítimas;
  4. A vítima passa a sentir medo e se sentir ameaçada com a ação de perseguição do agente.

A motivação para o comportamento do stalking pode ainda estar associada à busca por controlar, ameaçar, intimidar ou difamar a vítima.

Compreender o stalking implica a sua conceção enquanto fenómeno associado a múltiplos riscos: o risco de violência, de persistência e, ainda, de reincidência. O stalking representa um risco em si mesmo, mas constitui-se também como fator de risco de violência e, nalguns casos, um fator de risco de homicídio.

Como descobrir um stalker no Instagram? Veja 4 dicas úteis

  1. Conferir quem visualizou seus stories.
  2. Identificar a posição de quem visualizou seus stories.
  3. Usar aplicativos para ver quem visitou seu perfil.
  4. Conferir as interações com seu perfil.

Essa ferramenta é acessada por meio do site Instagram Stalker. Depois, basta encontrar a opção “Ver Stalkers” e digitar o nome que deseja stalkear para encontrar os nomes que mais acessaram o seu perfil.

Quando stalkear vira crime? O stalking pode ser considerado um crime quando as ações do perseguidor infringem as leis estabelecidas em determinada jurisdição.

O stalker, na maioria dos casos, é alguém ligado à vida íntima da vítima, tendo acesso a diversas informações sobre a rotina e segredos da mesma, e que tende a atacá-la com essa prática como forma de retaliação ou vingança.

Recorte racial. Quando se considera o recorte racial, as mulheres brancas foram as que mais denunciaram o stalking, com 1.443 casos (51.27%), seguidas pelas pardas, com 986 (35.03%) denúncias, as mulheres negras, com 319 (11.33%) ocorrências e, por último, as indígenas, com apenas 4 (0,14%) registros.

Stalkear na internet é crime? Pesquisar uma pessoa repetidamente nas redes sociais, ver fotos e comentários e acompanhar todos os seus passos no meio digital já é configurado como crime. A prática, que muitas vezes foi considerada como “inofensiva”, por ser apenas de forma online, já tem consequências na lei.

O Facebook não permite rastrear quem visualiza seu perfil. Apps de terceiros também não podem fornecer essa funcionalidade. Se encontrar um app que afirma oferecer esse recurso, denuncie-o.

"O que caracteriza o crime é quando há uma ameaça à integridade física ou psicológica da pessoa, restringindo uma capacidade de se locomover ou perturbando a liberdade ou a privacidade do alvo", explicou Nayara Caetano Borlina Duque, delegada da DCCIBER (Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo).

Stalkers obsessivos: são aqueles que se apaixonam por uma pessoa e não conseguem lidar com o fato de que essa pessoa não os ama. Eles podem ser pessoas conhecidas ou estranhos; Stalkers perigosos: são aqueles que perseguem uma pessoa com o intuito de lhe causar dano físico ou psicológico.

Se você estiver sendo vítima de stalking, denuncie o agressor à polícia. Você pode fazer isso online, através do site da Polícia Civil (PC), ou na delegacia mais próxima de sua casa.

Como descobrir quem são "os outros" no Facebook
A rede social não oferece um recurso nativo que mostra quais pessoas visualizaram sua publicação. Todos os usuários que não são seus amigos e acessarem um story no seu perfil continuarão na aba “Outros”. Portanto, essas pessoas poderão vê-los anonimamente.

Toque em sob sua foto do perfil. Em seguida, toque em Registro de atividades. Toque em Ver histórico de atividades na parte inferior.

Como dito antes, tal atitude é bem comum dentro do ambiente digital. Hoje em dia, é muito fácil pesquisar sobre dados e informações sobre qualquer indivíduo, por isso, torna-se uma prática recorrente. Dessa forma, é comum stalkear o Facebook de alguém ou até ser o Instragam stalker de uma pessoa.

Toque na sua história; Na Story que você quer saber quem viu, deslize o dedo de baixo para cima da tela; Uma lista aparecerá com todas as pessoas que viram os seus Stories em cada um deles.

Não consigo ver quem visualizou meus Stories. O que fazer? Se o seu Instagram não mostra quem viu Stories, infelizmente não há muito o que fazer. Como a causa do problema reside em uma instabilidade no aplicativo, a saída é esperar o Instagram consertar a falha e normalizar o status do app.