Como segurar o choro na hora da raiva?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Relaxe a testa enrugada e a boca e as bochechas tensas. Mantendo uma expressão neutra, você força o corpo a sair daquele humor negativo e de choro. Mude da emoção para a raiva. Muitas vezes, você pode começar a chorar porque está tentando segurar algumas emoções.

Mesmo assim, é comum que, momentos após a crise, venha um aperto no peito e lágrimas rompam pelos olhos. Acontece que a raiva tem embrião em emoções tristes, como mágoa, injustiça, frustração, traição e humilhação, por exemplo.

– Respirar fundo
Porém discretamente: inspire e expire de forma longa, mas não precisa fazer grandes movimentos corporais para o ar entrar e sair dos pulmões. Imagine que você está enchendo e esvaziando um balão lentamente dentro do seu corpo. Essa tática funciona como um calmante natural.

Quando a vontade de chorar e a tristeza surgem, mas as lágrimas não descem, é sinal de que você precisa prestar mais atenção às suas emoções. A dificuldade em chorar pode indicar uma deterioração da saúde mental que você ainda não percebeu.

É um reflexo psicogênico resultante da interação entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoções internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberação de neurotransmissores e hormônios.

O ato de chorar serve como acalento porque ativa o sistema nervoso parassimpático, que ajuda o corpo a descansar. Neste caso, os benefícios de chorar aparecem depois de alguns minutos de lágrimas rolando.

As crises de raiva são ataques emocionais violentos, geralmente em resposta à frustração. Frustração, cansaço e fome são as causas mais comuns.

Apesar de as lágrimas não acabarem, elas podem estar escassas ou em baixa produção, é o que causa o olho seco, inclusive, quadro mais comum em mulheres, conforme o Dr.

O choro fácil é um sinal de que a pessoa pode estar com depressão. No entanto, somente chorar não significa que a pessoa tem o transtorno. Logo procurar ajuda profissional é importante, pois existem muitos motivos para fazer terapia para ajudar a tratar traumas e transtornos.

Como no caso de episódios excessivos de ansiedade e depressão, que são distúrbios psicológicos que podem levar a crises intensas de choro. Essa abundância, inclusive, pode levar à dor de cabeça pela desidratação, já que ao chorar muito, grandes quantidades de água são perdidas, geralmente, sem uma reposição efetiva.

Na síndrome do olho seco ou doença do olho seco não existe produção de lágrimas em quantidade suficiente ou, então, as lágrimas apesar de serem suficientes não possuem a qualidade necessária para manter os olhos lubrificados.

Confere com a gente!

  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

Entendemos por desligamento emocional o esforço proposital que um indivíduo faz para deixar de ser dependente de outro. Na mesma linha, também não significa torcer pelo insucesso de terceiros, mas sim colocar a própria felicidade e os seus objetivos como atores principais do filme que é a vida, a sua própria vida.

Através das lágrimas expulsamos o manganésio (mineral que afeta o humor) do organismo e outros químicos que ajudam a reduzir o stresse (a hormona adrenocorticotrófica) ou a dor (a leucina-encefalina). E como quando choramos respiramos fundo, reduzimos o nível de cortisol (conhecido por hormona do stresse).

Causas do nó na garganta
A sensação pode envolver maior tensão muscular na garganta ou logo abaixo dela, ou pode ser também decorrente de refluxo gastroesofágico. A sensação às vezes aparece quando as pessoas vivenciam certas emoções, como tristeza ou orgulho, mas é geralmente independente de tais sentimentos.

É quando a pessoa chora pela sua própria miséria, pelos seus próprios pecados, quando sente, muitas vezes, a sua incapacidade de viver os princípios da Palavra. Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

É uma forma de aliviar a tensão do sistema nervoso
Isso diminui a frequência dos batimentos cardíacos, que estava elevada antes devido à tensão, faz a respiração voltar ao ritmo normal e reduz a contração involuntária dos músculos.

Continuar lendo Faz bem segurar o choro?