Por que eu choro quando estou com raiva?

Perguntado por: ebotelho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Quando você sente raiva e começa a chorar, também está processando o luto da perda de conexão com o próprio corpo e outros seres humanos, bem como de identidade, autonomia, autenticidade, amor-próprio e afeto.

Como controlar as emoções e não chorar?

  1. Aprender a identificar e reconhecer suas emoções. ...
  2. Antecipar as emoções e reconhecer os gatilhos. ...
  3. Conversar com alguém. ...
  4. Respiração. ...
  5. Verbalização. ...
  6. Relaxamento. ...
  7. Praticar uma atividade física. ...
  8. Pensamentos positivos.

Quais os sintomas do Transtorno Explosivo Intermitente? Os sintomas de um ataque de raiva relacionado à “raiva cega” são associados a acontecimentos provocadores em um determinado ambiente. A pessoa sente um mal-estar, desconforto, forte tensão na cabeço, dores musculares e outros, o que precedem às explosões.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Vasodilatação, maior disposição de sangue na cabeça, pressão aumentada são reflexos da raiva. O problema é que se esta situação se der por muito tempo, de forma crônica, a persistência desses sinais pode provocar hipertensão e diabetes. Tentar suprimir a raiva também pode trazer problemas: depressão e ansiedade.

O transtorno explosivo intermitente (TEI) é caracterizado por episódios de perda de controle dos impulsos agressivos, o que pode levar a agressões verbais e/ou físicas contra pessoas, animais, objetos próprios e até mesmo propriedade alheia.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Está faltando rotina de vida, está faltando limites. Você precisa se cansar fisicamente e mentalmente e esse cansaço precisa ser em atividades que a sociedade aceite bem. Cuidado: quem faz o que surge, com raiva, com agressividade, não conta com a compreensão e tolerância dos outros.

Insultar outra pessoa, não conseguir dormir ao pensar no incidente desagradável, bater em ou quebrar objetos, reclamar incessantemente sobre uma pessoa ou acontecimento e, ainda, partir para a agressão física são algumas formas inadequadas de expressar a raiva.

A maioria dos pacientes com Borderline relata ter um sentimento de vazio intenso. Em alguns casos, chega a uma intensidade tão alta que exige outra pessoa para que esse “buraco emocional” seja preenchido. Ou seja, a dependência afetiva se torna maior e causa mais sofrimento.

Doenças preexistentes de relação mental – Doenças como bipolaridade, ansiedade, e outros transtornos podem ser uma das causas para o desenvolvimento da depressão. Situações estressantes recorrentes – uma pessoa que não consegue se esquivar de uma rotina estressante, tem uma forte predisposição para depressão.

A depressão é uma doença silenciosa e que tem como um dos ingredientes a tristeza. No entanto, existe ainda um vasto conjunto de sintomas que pode sentir, como: sonolência, perda de apetite, sentimentos de culpa, dores no corpo, insónias, falta de energia e ainda falta de concentração.

O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Pessoas que passam por situações de irritação e se submetem a atividades físicas exageradas têm um risco dobrado de sofrerem um infarto na hora seguinte, de acordo com um estudo internacional publicado na revista "Circulation".

Quais são os sintomas? Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias.

Irritabilidade, por exemplo, que é muito comum na raiva, acontece no transtorno de ansiedade generalizada (TAG) com frequência.

Continuar lendo E choro ou choro?