O que é manso comum?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O manso comunal era compreendido como todos os terrenos da propriedade que poderiam ser utilizados concomitantemente pelo senhor feudal e os seus servos.

Era dividido em três partes básicas: o feudo senhorial, onde ficava o castelo com terras de uso exclusivo do Senhor; os feudos servis, compostos por vários lotes, chamados tenências, entregues aos servos; e os feudos comunais, compostos por bosques e pastos usados tanto pelo senhor tanto pelos servos..

Manso Senhorial - eram terras de domínio do senhor feudal como o moinho e o castelo; Manso Servil - área de produção de subsistência dos camponeses (servos);

A mansidão é a qualidade daquele que é “temente a Deus, justo, humilde, doutrinável e paciente nas horas de sofrimento”. Aqueles que possuem esse atributo são meigos, amáveis e dispostos a seguir Jesus Cristo e seu temperamento é calmo, dócil, tolerante e submisso.

Humilde de coração – uma atitude de coração
Por exemplo, lemos em Provérbios 4:23, “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Em outras palavras, nossa vida interior afeta tudo o que dizemos e fazemos.

Para aumentar o terreno de cultivo, os senhores feudais passaram a cercar as terras comunais, ou seja, as áreas que eram utilizadas por todos os servos.

No Segundo Reinado, o Brasil tomou uma medida que seria determinante para a sua histórica concentração fundiária. Em 18 de setembro de 1850, o imperador dom Pedro II assinou a Lei de Terras, por meio da qual o país oficialmente optou por ter a zona rural dividida em latifúndios, e não em pequenas propriedades.

Os resultados do estudo revelam a composição do território. O Brasil tem um total de 850 milhões de hectares. A maior parte dessa área é composta de propriedades privadas — majoritariamente latifúndios —, que ocupam 44% do país. Já as terras públicas somam 36% do território nacional.

O senhorio é o proprietário de um apartamento, condomínio, casa, terra ou bens imobiliários que são alugados ou arrendados a um indivíduo ou a uma empresa, que recebe o nome de inquilino (ou também arrendatário ou locatário). Quando uma pessoa jurídica se encontra nesta posição utiliza-se o termo senhorio também.

A propriedade agrícola senhorial era chamada de senhorio. A produção do senhorio tendia à autossuficiência, ou seja, as terras forneciam os alimentos e outros artigos necessários à sobrevivência dos moradores: ferramentas, vestuário e utensílios domésticos.

1 Direito do senhor sobre algo; autoridade, mando. 2 Direito de propriedade que cada um tem sobre alguma coisa que lhe pertence; domínio, posse, propriedade. 3 Proprietário de bem imóvel; senhor, senhora. 4 Proprietário de imóvel locado; locador.

A mansidão impede a violência e o desrespeito. Quem é manso pode acalmar uma situação muito tensa, falando com sabedoria, não com amargura. Jesus era manso e a mansidão é um dos frutos do Espírito. A mansidão vem da submissão e confiança em Deus.

O que é Bem aventurado:
Bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz. É também um substantivo masculino, que nomeia aquele que tem a glória dos céus. A expressão bem aventurado (feliz), é citada diversas vezes na Bíblia Sagrada.

O manso senhorial correspondia à metade das terras cultiváveis em todo o feudo. Os alimentos ali produzidos eram integralmente repassados ao dono das terras e o servo tinha a obrigação de dedicar entre três a quatro dias da semana ao cultivo destes terrenos.

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” é o convite que Jesus estende às pessoas cansadas e oprimidas que, num ato de fé, tomam sobre si o Seu jugo; isto é, tornam-se seus discípulos (Mateus 11:29). Aqueles que atendem a esse maravilhoso convite encontram descanso para suas almas.

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

A condição de vida dos servos no feudalismo era precária e difícil. Eles quase sempre viviam em casas humildes (pouca higiene) e viviam constantemente sob ameaça da fome, pois a agricultura dependia dos fatores climáticos e de instrumentos agrícolas precários.