Quais as diferenças entre manso senhorial e Manso servil?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Manso Senhorial: que eram as terras de domínio do senhor feudal como o moinho e o castelo; Manso Servil / Vilas camponesas: que era a área de produção de subsistência dos camponeses (servos); Terras ou Mansos Comunais: o lugar onde os servos podiam coletar madeira, fazer pastagens, e onde ficavam os rios (áreas comum).

Conceito de Senhorio ou Domínio Senhorial
a Reserva: para das terras que o senhor reservava para si; era cultivada por servos e criados e pelos camponeses livres sob a forma de trabalho gratuito; os Mansos: parcelas da propriedade que o senhor concedia aos camponeses livres (ou vilãos) para estes explorarem.

Os servos possuíam obrigações com os senhores feudais, tinham que pagar impostos, como a corveia (trabalhavam sem remuneração por alguns dias da semana em troca de proteção) e as banalidades (taxas que os servos pagavam para utilizar o moinho, o forno, o celeiro, entre outros, que eram propriedades do senhor feudal).

eram dividias em mansos: manso senhorial (domínio), manso servil e manso comunal. era dividida em estamentos e classes: Nobreza, camponeses e Igreja. era igualitária. era dividida entre aqueles que lutavam, aqueles que oravam e aqueles que trabalhavam.

No manso senhorial, local onde o senhor feudal habitava, juntamente com a sua família, encontravam-se as mais importantes construções dos feudos, como o castelo, os fornos e os moinhos. Nessas terras, os servos trabalhavam alguns dias da semana exclusivamente para o senhor feudal.

2 - Manso servil
Eram as terras destinadas ao uso dos servos (camponeses do feudo). Os servos não eram proprietários destas terras, mas apenas usavam e delas deveriam tirar o sustento da família e também pagar as taxas e impostos ao senhor feudal.

Manso servil – Área destinada ao usufruto dos servos. Parte do que era produzido ali era entregue como pagamento ao senhor feudal; Terras comunais – Era a parte do feudo usada em comum pelos servos e pelos senhores.

Além disso, como dito, o senhor feudal, em geral, era membro da nobreza, o que lhe garantia plenos poderes para governar o feudo da maneira que lhe fosse conveniente, garantindo assim a exploração. Ainda que o senhor concedesse terras aos servos para a subsistência, o preço era altíssimo.

Manso Servil - área de produção de subsistência dos camponeses (servos);

Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal. Os camponeses eram os constituintes da base da sociedade feudal.

1. Manso comunal. 1. Uma das três categorias da divisão das terras feudais.

A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores — e podiam, portanto, ser trocados ou vendidos em transações comerciais —, os servos não pertenciam a ninguém. A relação estabelecida, nesse caso, era a de dependência, não de propriedade.

Os servos eram trabalhadores das grandes terras comandadas pelos 'senhores' e viviam nas redondezas da propriedade. Estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e recebiam os suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem.

A servidão era uma espécie de escravidão mais branda, pois, ainda que os servos não fossem vendidos, estavam obrigados por toda a vida a entregarem produtos e prestarem serviços a seus senhores. Além disso, não eram proprietários das terras em que trabalhavam, pois estas lhes eram "emprestadas" pelos senhores.

A corveia ou corveia real (do latim corrogare, exigir, através do francês corvée) é uma obrigação presente no modo de produção feudal e correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal ou feudo vassal ou estado.

Resposta: Com serviços. Explicação: Eles faziam o plantio e cuidavam dos animais como forma de pagamento pela moradia.