Como simeticona elimina os gases?

Perguntado por: erocha8 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Como Simeticona funciona? Simeticona atua no estômago e no intestino diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos e levando ao rompimento das bolhas. Ainda dificulta a formação destas bolhas e leva à formação de bolhas maiores, facilmente expelidas.

Como usar: a simeticona deve ser tomada por via oral, sendo que a dose normalmente recomendada para adultos é de 80 a 125 mg, 3 a 4 vezes ao dia, ou seja a cada 6 a 8 horas, não excedendo a dose máxima de 500 mg por dia.

Experiência de superdose após a comercialização é limitada, sendo registrada com ou sem sintomas. Sintomas podem incluir diarreia e dor abdominal. Caso ocorra ingestão excessiva, o paciente deve ser observado e medidas adequadas de suporte devem ser consideradas, se necessário.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

O Luftal é um remédio que contém simeticona na sua composição, indicado para o alívio do excesso de gases no estômago ou no intestino, pois age rompendo as bolhas que retêm os gases facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, a dor e a pressão na barriga causada pelo excesso de gases.

AÇÃO DO MEDICAMENTO
A simeticona atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, rompendo ou dificultando a formação de bolhas que retêm os gases e que são responsáveis pela dor abdominal e flatulência resultando no alívio dos sintomas associados com a retenção dos gases.

A simeticona deve ser tomada por via oral, de preferência após uma refeição ou antes de dormir. Esse remédio deve ser usado somente quando a pessoa apresentar os sintomas de excesso de gases ou no preparo para exames.

A simeticona é indicada para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. O acúmulo de gases no estômago e no intestino chama-se flatulência, que causa desconforto abdominal estufamento, dor ou cólicas no abdomem. A eliminação dos gases aliviam estes sintomas.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados).

A simeticona comprimidos: Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia, junto das refeições. Você deve engolir o comprimido com um pouco de água. As doses podem ser modificadas à critério do médico. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Teníase e cisticercose
A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
“Baseado na anatomia do trato gastrointestinal, podemos dizer que dormir de lado pode ajudar o livre trânsito dos gases pelo intestino, favorecendo sua eliminação e aliviando, assim, os sintomas”, afirma o especialista.

Localização do ponto: aproximadamente 7 cm acima do osso da parte interna do tornozelo.

  • Coloque um a dois dedos no ponto sanyinjiao.
  • Mova os dedos em movimentos circulares usando uma pressão suave e firme.
  • Massageie por 2–3 minutos e repita na outra perna.