O que o simeticona faz com os gases?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Simeticona elimina as bolhas dos gases, causadoras de dor abdominal e flatulência. Sua ação resulta no alívio dos sintomas associados com a retenção dos gases, como cólicas, inchaço e desconforto.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR? A simeticona não é absorvida pelo organismo. Ela atua somente dentro do aparelho digestivo, e é totalmente eliminado nas fezes, sem alterações. Pode causar efeitos adversos como: diarreia, náusea, regurgitação e vômito.

Mylicon Gotas 75mg/mL 15mL.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Quais são os sintomas de gases?

  • Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  • Mal estar geral;
  • Dor abdominal em forma de pontadas;
  • Flatulência;

O Luftal é um remédio que contém simeticona na sua composição, indicado para o alívio do excesso de gases no estômago ou no intestino, pois age rompendo as bolhas que retêm os gases facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, a dor e a pressão na barriga causada pelo excesso de gases.

Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados).

A simeticona comprimidos: Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia, junto das refeições. Você deve engolir o comprimido com um pouco de água. As doses podem ser modificadas à critério do médico. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Você não deve utilizar SIMETICONA se tiver alergia ou sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Não use SIMETICONA se você apresentar algum dos seguintes sintomas: Distensão abdominal grave (grande aumento do volume abdominal); Cólica grave (dor na barriga de forte intensidade);

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, simeti- cona atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de forma- ção destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Ação dos antigases
Ela diminui a tensão dos líquidos digestivos no estômago e no intestino, dificultando a formação ou rompendo as bolhas gasosas.2Com a dissolução destas bolhas gasosas, ocorre o alívio daquela sensação de "estufamento" doloroso.

Perda do apetite; Queimação na garganta; Fisgada no peito; Sensação de falta de ar.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Prisão de ventre
A prisão de ventre também pode causar aumento dos gases intestinais, pois como as fezes permanecem mais tempo no intestino, favorecem o aumento da fermentação e dificultam a saída dos gases, causando dor e desconforto abdominal.

Teníase e cisticercose
A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

A distensão de alças intestinais ou gástrica pode levar dor e consequente liberação de adrenalina por exemplo que é capaz de provocar a palpitação ! Seria importante uma avaliação médica para identificar a origem destes sintomas!

O excesso de gases no estômago também pode estar relacionado a doenças gastrointestinais que também causam inchaço abdominal e dor de gases. Em doenças intestinais crônicas como diverticulite, colite ulcerativa ou doença de Crohn, o excesso de gases é um sintoma frequente.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.