Qual melhor Buscopan ou simeticona?

Perguntado por: oribeiro5 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Há muitas apresentações farmaceuticas da Simeticona, sendo algumas bem concentradas o que, em teoria, permitiria um efeito mais intenso. Já o Buscopan(hioscina) é uma medicação que diminui a motilidade do trato digestivo.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Simeticona elimina as bolhas dos gases, causadoras de dor abdominal e flatulência. Sua ação resulta no alívio dos sintomas associados com a retenção dos gases, como cólicas, inchaço e desconforto.

O Luftal é um remédio que contém simeticona na sua composição, indicado para o alívio do excesso de gases no estômago ou no intestino, pois age rompendo as bolhas que retêm os gases facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, a dor e a pressão na barriga causada pelo excesso de gases.

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, simeti- cona atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de forma- ção destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

Buscopan Composto possui ação antiespasmódica, agindo sobre as contrações dolorosas e aliviando de forma rápida e prolongada as cólicas, dores e desconfortos abdominais. Possui também importante propriedade analgésica, o que faz com que diminua a percepção da dor.

A dor/cólica causada pelo excesso de gases no estômago pode ser aliviada com o auxílio de medicações específicas para dores na barriga. O Buscopan da caixinha verde é uma alternativa para ajudar em quadros de dor leve e cólica na região e pode ser consumido por crianças acima de 6 anos e adultos.

Quais são os sintomas de gases?

  • Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  • Mal estar geral;
  • Dor abdominal em forma de pontadas;
  • Flatulência;

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero ...

Cólicas Intestinais
Local da dor: Parte central ou inferior da barriga. Frequência: As dores vêm de forma repentina, e sua frequência pode variar de pessoa para pessoa Outros sintomas: dor intensa, formação de gases, diarréia ou fezes endurecidas.

As causas mais comuns da prisão de ventre costumam ser a dieta pobre em fibras, a pequena ingestão de líquidos, o sedentarismo, assim como o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados.

“A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases. O inchaço é maior conforme a intensidade do acúmulo de gases abdominais, assim como a dor”, explica a gastroenterologista Mônica Sperandio Romanelli.

Como informa a nutricionista Dra. Giovana Morbi: “Os alimentos ricos em enxofre favorecem o aumento da flatulência. Entre eles estão maçã, melão, brócolis, couve-flor, alho, cebola, carne bovina, suína e de frango“. Queijos, amendoim e bebidas gasosas também ajudam a produzir mais gases.

Queimação na garganta; Fisgada no peito; Sensação de falta de ar.