Como surgiu o empreendedorismo sustentável?

Perguntado por: erodrigues6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Não existe uma data exata para o surgimento do empreendedorismo sustentável, mas quem influenciou a origem desse modelo de negócio foi o desenvolvimento sustentável que teve sua origem na primeira conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento, em 1972, na Suécia, e que, segundo a comissão mundial ...

1992

A palavra “Sustentabilidade” é relativamente nova. Esse termo surgiu em 1992, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) colocou oficialmente a sustentabilidade na agenda global – e de uma maneira nunca feita antes.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Afinal, o que é empreendedorismo? O conceito surgiu no século XVII na França como entreprenuer. Contudo, só chegou no Brasil nos anos 90. Apesar da demora para chegar até aqui, a quantidade de novos empreendedores ultrapassa os 5 milhões que geram emprego e movimentam a economia no país.

O nome 'empreendedorismo' vem da palavra 'entrepreneur' que significa ´aquele que assume riscos e começa algo novo', tendo sua origem em 1725.

O fortalecimento do conceito de consumo sustentável surgiu a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro.

Sustentabilidade é sustentar, apoiar, conservar ou manter um processo ou sistema e está diretamente ligada com a conservação dos recursos. O principal objetivo da sustentabilidade é busca o equilíbrio entre a melhoria da qualidade de vida da sociedade, o respeito aos limites ambientais do planeta.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Resposta: A Comentário: a sustentabilidade tem duas origens: biológica e econômica. A primeira se relaciona à resiliência dos ecossistemas frente às “agressões antrópicas” (ou agressões naturais).

A ideia de desenvolvimento sustentável surgiu a partir do conceito de ecodesenvolvimento, proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.

Em 1992, o Rio de Janeiro foi sede do grande marco global pela sustentabilidade - a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a qual ficou conhecida como ECO-92. Esta conferência reuniu representantes de 178 países, colocando a temática ambiental na agenda política de forma nunca antes vista.

Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela médica Gro Harlem Brundtland, produziu o documento que serve de referência para a conceituação do novo modelo de desenvolvimento e também aparece como um guia para as próximas reuniões e conferências, que sistematizariam as estratégias e ...

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

O termo (entrepreneur) de origem francesa que significa aquele que assume riscos e tem iniciativa. O primeiro exemplo de empreendedor registrada foi Marco Polo que tentou instalar uma rota comercial para o Oriente.

Um dos primeiros empreendedores de sucesso do Brasil foi o Barão de Mauá. Descendente direto de portugueses que desbravaram o Brasil, o Barão, por meio de mão de obra escrava, conseguiu empreender rapidamente, fabricando caldeiras de máquinas a vapor, engenhos de açúcar, prensas, encanamentos, etc.

Joseph Schumpeter

O conceito "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter, em 1945, como a base de sua teoria da Destruição Criativa.

O empreendedorismo é composto por 4 pilares, sendo esses a Visão, Resiliência, Criatividade e Determinação.

Desenvolver o plano de negócios; Determinar e captar os recursos necessários; Gerenciar a empresa criada.

Em vez do lucro, podemos colocar que o objetivo do empreendedor é criar um valor, gerar um impacto positivo – que pode ou não resultar em lucro.

O atual modelo de produção e consumo tem sido um dos principais vilões no processo de degradação ambiental, em que a população, motivada pelas propagandas comercias, adquire produtos desnecessários e intensifica a destruição da natureza. Visando reverter essa situação, surgiu a proposta de consumo sustentável.

Em junho de 2012, foi realizada a mais recente Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, denominada Rio+20, cujos temas-chave foram sustentabilidade, economia verde e governança global do ambiente. A meta primordial da Rio+20 era estimular a ação sobre desenvolvimento sustentável.