Como ter didática para explicar?

Perguntado por: nsouza . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Uma boa didática passa pela aquisição de um método teórico geral visando à resolução de uma série de problemas concretos e práticos. E concentra-se naquilo que eles têm em comum e não na resolução específica de um entre eles.

As estratégias didáticas podem ser definidas como a arte de aplicar ou explorar os meios e condições favoráveis e disponíveis, visando atingir objetivos específicos. O trabalho docente não trata apenas de um conteúdo, mas de um processo que envolve um conjunto de pessoas na construção de saberes.

8 Métodos que ajudam no aprendizado dos alunos

  • 1 – Crie associações. ...
  • 2 – Conte histórias. ...
  • 3 – Insira tecnologias dentro da sala de aula. ...
  • 4 – Faça questionamentos. ...
  • 5 – Fortaleça o relacionamento entre alunos. ...
  • 6 – Atividades em grupo. ...
  • 7 – Mostre a importância do conteúdo. ...
  • 8 – Promova momentos de descontração.

Existem dois tipos de pesquisa didática: a naturalista, que analisa uma prática já utilizada em sala de aula, e a intervencionista, que estuda a interação entre professor, aluno e conteúdo por meio de projetos de ensino, seqüências didáticas e atividades elaboradas com essa finalidade.

Nesse contexto, a Didática enquanto campo de estudo visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento. Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre três elementos: professor, aluno e a matéria a ser ensinada.

No entanto, a didática escolhida por um professor não deve homogeneizar, mas sim tentar agregar conhecimento em muitos alunos com base na diversidade, não com um relativismo absoluto, mas também mostrando as singularidades, porque o processo de absorção do ensino, como já foi citado, é de um caráter subjetivo e ...

Os objetivos da Didática são: refletir sobre o papel sóciopolítico da educação, da escola e do ensino; compreender o processo de ensino e suas múltiplas determinações; instrumentalizar teórica e praticamente, o futuro professor para captar e resolver os problemas postos pela prática pedagógica; redimensionar a prática ...

A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Veja alguns exemplos de como usar isso em seu negócio.

  • 1- Estratégia de penetração de mercado.
  • 2- Estratégia de desenvolvimento de produtos.
  • 3- Estratégia de desenvolvimento de mercado.
  • 4- Estratégia de diversificação.

As atividades didáticas constituem meios de organização do trabalho pedagógico em sala de aula, que concretizam um conjunto de procedimentos específicos, próprios da situação de ensino-aprendizagem e servem como mediadoras da relação entre os alunos e um objeto de conhecimento ou entre as relações sociais inerentes ao ...

O segredo do conteúdo é expressar uma informação complexa de maneira simples. Aqui estão os 7 passos para chegar lá

  1. #1. Faça perguntas idiotas. ...
  2. #2. Crie analogias simples. ...
  3. #3. Seja específico. ...
  4. #4. Investigar. ...
  5. #5. Elimine jargões. ...
  6. #6. Verifique os fatos. ...
  7. Etapa # 7: Apresente o seu material. ...
  8. Bônus: Preste atenção ao feedback.

Histórias de vida, sobretudo histórias ligadas à matéria, exemplos concretos são importantes se ajudarem a despertar a curiosidade dos alunos e a focar a sua atenção no essencial. Trabalhar um conteúdo por meio de um estudo de caso ou pela história da ciência podem ser saídas para estimular a participação dos alunos.

A melhor forma de levar esse primeiro passo é escrever com termos simples. Pense que você está explicando o assunto para uma criança, por exemplo. Ou seja: utilize vocabulário básico e faça conexões simples de entender. Jargões e termos complicados podem mascarar o seu nível de aprendizado – até para você mesmo.

A DIDÁTICA EM SALA DE AULA
A didática tem como pressuposto o ensino e estabelece estudos que auxiliem os professores na sala aula, fazendo com que o processo de ensino seja caracterizado pela condição existente entre o professor e o aluno.

Na formação didática, o professor é capacitado a planejar e executar seu ensino de forma a contribuir para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva e perene em seus alunos. O processo de formação dos professores costuma ser pautado, em sua grande maioria, pelo foco extremamente direcionado à formação técnica.

No caso da Pedagogia, é a ciência que tem como função o estudo da educação. Já a Didática, consiste na técnica de ensinar, trata-se de um ramo da pedagogia que tem como foco os métodos e técnicas de ensino que são utilizados para concretizar as diretrizes da teoria pedagógica.

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

No seio da didática tradicional, o método de ensino é concebido a partir do seu aspecto material. Isso significa que ele acentua a transmissão de conhecimentos, ou seja, a transmissão do saber historicamente acumulado. Ademais, o método de ensino é pensado a partir de uma perspectiva abstrata, formal e universalista.