Quais são os 5 elementos da didática?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

Dessa maneira, são apresentados quatro princípios didático- pedagógicos, são eles: inclusão, diversidade, complexidade e adequação ao aluno.

As etapas das sequências didáticas

  1. Definir conteúdo e objetivo. O primeiro passo, e mais importante, é definir o conteúdo e objetivo das sequências didáticas. ...
  2. Sondagem. ...
  3. Técnicas e ferramentas. ...
  4. Registro e avaliação.

As atividades didáticas constituem meios de organização do trabalho pedagógico em sala de aula, que concretizam um conjunto de procedimentos específicos, próprios da situação de ensino-aprendizagem e servem como mediadoras da relação entre os alunos e um objeto de conhecimento ou entre as relações sociais inerentes ao ...

A aprendizagem pode ser dividida basicamente em três fases: aquisição, retenção e aplicação.

Estágio sensório-motor
A criança nesse estágio começa a desenvolver seus tipos de linguagem e passam a perceber aquilo que existe no ambiente onde mora. Segundo Piaget, essa fase pré-lógica possibilita a ordenação de objetos por tamanhos, igualdade etc.

O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”.

Existem dois tipos de pesquisa didática: a naturalista, que analisa uma prática já utilizada em sala de aula, e a intervencionista, que estuda a interação entre professor, aluno e conteúdo por meio de projetos de ensino, seqüências didáticas e atividades elaboradas com essa finalidade.

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

Comênio, o pai da didática moderna.

São estes os quatro princípios: - A Educação Interdimensional, A Pedagogia da Presença, Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI e o Protagonismo Juvenil.

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

Assim, a Didática Geral ocupa-se das estratégias de ensino, das questões praticadas associadas à metodologia e dos modos de aprendizagem. Para José Carlos Libanêo, a Didática Geral é uma disciplina pedagógica que estuda os objetos, as condições do processo de ensino, os meios, e o cenário educacional.

As situações didáticas tratam dos conteúdos sociais e formais. Os conteúdos formais referem-se aos conceitos sistematizados pelos teóricos das áreas econômica e financeira, como por exemplo: crise financeira, distribuição de renda, inflação, empreendedorismo, dentre outros.

Uma Sequência Didática, mais conhecida como SD, nada mais é que uma forma de organizar, metodologicamente, de forma sequencial, a execução das atividades. Elas ajudam a melhorar a educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas, em relação aos assuntos propostos pela BNCC e com seu entorno.

A Sequência Didática é uma metodologia de ensino que surgir a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e tem tido aceitação por docentes de várias disciplinas da Escola Regular.

A METODOLOGIA estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. Por sua vez, a DIDÁTICA faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino.