Como tirar a média da média?

Perguntado por: aresende8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Para calcular o valor da média aritmética simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos do rol e dividir essa soma pela quantidade de elementos.

A Média Aritmética de um conjunto de dados é obtida somando todos os valores e dividindo o valor encontrado pelo número de dados desse conjunto.

Média Aritmética
Afinal, basta você somar todas as notas que tirou durante o período e dividir o resultado pelo número de avaliações realizadas.

O Desvio Médio, é basicamente a soma de todos os números da conta, divididos pela quantidade dele. É então uma medida da dispersão dos dados em relação à média de uma sequência, o “afastamento” em relação a essa média.

O cálculo da variância populacional é obtido através da soma dos quadrados da diferença entre cada valor e a média aritmética, dividida pela quantidade de elementos observados.

Se quiser calcular a média apenas dos valores que atendem a certos critérios, use a função MÉDIASE ou a função MÉDIASES.

A função mais comum em planilhas é a função SOMA( ), que é usada para somar os valores de um intervalo de células. Embora você possa criar uma fórmula para calcular o valor total de algumas células que contêm valores, a função de planilha SOMA() calculará diversos intervalos de células.

Você vai somar todas as suas médias/notas e dividir pela quantidade de notas/médias. Depois vc precisa saber quantos pontos precisa pra passar, pra isso é só somar a quantidade de notas/médias e multiplicar pela média da escola (que no seu caso é 6,0).

Você já sabe calcular a sua média? No caso da média trimestral, você precisa somar a sua nota do teste com a sua nota da prova e dividir por 2, obtendo assim a média do trimestre.

O que é média ponderada?

  1. Multiplique as informações cuja média precisa ser calculada por seus respectivos pesos;
  2. 2 – Some os resultados dessas multiplicações;
  3. 3 – Divida o resultado obtido pela soma dos pesos utilizados.

A ideia é a seguinte: a sua nota na base 10 (N) está para 10 assim como sua nota na base 4 (X) está para 4. Daí vem a seguinte conta: X = 4N / 10. Em outras palavras: para converter seu GPA na base 10 para a escala de 0 a 4, basta multiplicá-a por 4 e dividir o resultado por 10.

Equivalente nas notas brasileiras
Na prática funciona assim: um “A+” pode representar uma nota entre 9,7 e 10, enquanto apenas um “A” seria algo entre 9,6 e 9,3.

Para um conjunto de dados finito, o desvio padrão é calculado a partir da raiz quadrada da média dos desvios entre os valores e a média dos valores dos dados elevado ao quadrado. . Isto é, o desvio padrão é igual a 2.

Como fazer o cálculo do desvio padrão no Excel?

  1. abra o programa da Microsoft;
  2. selecione os dados necessários e coloque-os em uma tabela;
  3. calcule a média com a fórmula, por exemplo, =MÉDIA(A1:A20);
  4. faça a conta do desvio padrão a partir da fórmula =DESVPAD(coloque o conjunto de dados).

O desvio padrão é uma medida que expressa o grau de dispersão de um conjunto de dados. Ou seja, o desvio padrão indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quanto mais próximo de 0 for o desvio padrão, mais homogêneo são os dados.

Variância e desvio padrão

  1. Primeiramente, devemos calcular a média aritmética do conjunto;
  2. Em seguida, subtraímos de cada valor do conjunto a média calculada e elevamos o resultado ao quadrado;
  3. Por fim, somamos todos os valores e dividimos pelo número de dados.
  1. A fórmula do desvio-padrão pode parecer confusa, mas ela vai fazer sentido depois de a desmembrarmos. ...
  2. Etapa 1: calcular a média.
  3. Etapa 2: calcular o quadrado da distância entre cada ponto e a média.
  4. Etapa 3: somar os valores da Etapa 2.
  5. Etapa 4: dividir pelo número de pontos.
  6. Etapa 5: calcular a raiz quadrada.

O desvio padrão é uma estatística que analisa a distância da média de um grupo de números, usando a raiz quadrada da variação. O cálculo da variância usa quadrados porque pesa os valores discrepantes mais intensamente do que os dados muito próximos da média.

Nesse caso, temos que determinar primeiramente a média de cada intervalo multiplicando o resultado pela frequência absoluta do intervalo. O somatório desses produtos deverá ser dividido pelo somatório da frequência absoluta, constituindo a média dos valores agrupados em intervalos.

Devemos ordenar o conjunto de dados em ordem crescente; Se o número de elementos for par, então a mediana é a média dos dois valores centrais. Soma os dois valores centrais e divide o resultado por 2: (a + b)/2. Se o número de elementos for ímpar, então a mediana é o valor central.

Como falamos, o tipo de média mais utilizado é a média aritmética simples. No entanto, existem também outros tipos de média que merecem destaque, que são: as médias aritméticas simples e ponderada, a média geométrica e também a média harmônica.