Como tirar um ninho de abelha?

Perguntado por: ununes . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

“Em caso de cachopas, colmeias de marimbondos e abelhas, que seja acionado o Corpo de Bombeiros via 193 para que seja feita a vistoria e posteriormente a retirada e captura desses animais ou até mesmo o extermínio se for necessário”, explica o Corpo de Bombeiros em nota.

Bombeiros alegam que só podem retirar colmeia em casos de emergência; 1746 recomendou a contratação de um apicultor. Serviço custa R$ 450.

Aplicar uma mistura de amaciante e água em pedaços de tecido e espalhá-los pela casa é uma excelente alternativa para espantar as abelhas do ambiente. Isso porque o cheiro do amaciante não é agradável ao olfato desses insetos, que irão embora rapidamente.

A secretaria reforça que o extermínio de abelhas com ou sem ferrão é crime ambiental passível de multa e reclusão. As solicitações para retiradas de abelhas devem ser feitas pelo WhatsApp (14) 99756-7153.

Faça um spray de repelente natural de abelhas misturando 3 colheres de sopa de hamamélis com 5 gotas de óleo de hortelã e 5 gotas de óleo de árvore-do-chá. Despeje essa mistura dentro do frasco de spray e agite-o bem. Borrife nas áreas onde você costume ver abelhas.

A abelha também pode simbolizar fertilidade, comunicação, ordem, alma e justiça, variando conforme a origem do mito. Além disso, a abelha é sinal de boa sorte e prosperidade quando está por perto.

O inseticida neonicotinóide Tiametoxam causou alta mortalidade a abelha Iraí (N. testaceicornis), independente da forma de exposição, enquanto que o inseticida organofosforado Clorpirifós causou uma taxa de mortalidade mais alta quando exposto via nebulização direta sobre as abelhas.

Vendo Apitoxina R$ 60 / Grama.

A primeira recomendação do Corpo de Bombeiros é isolar o local ao se deparar com enxames de abelhas. “Para que o morador esteja sempre a uma distância mínima segura, para não incorrer de sofrer ataques”, explicou o subtenente dos bombeiros Carmo Neto.

Na apicultura tradicional, o produtor colhe o mel apenas uma vez por ano, sendo cerca de 15 quilos por colmeia. Já na apicultura migratória, ele pode conseguir até três vezes mais. O produtor garante que a prática gera diversificação na cor, no sabor e no cheiro do mel.

Abelhas são insetos muito sensíveis às mudanças em seu habitat. Seca, chuva em excesso, calor e frio podem interferir diretamente na produção melífera.

Existem algumas empresas especializadas em retirada de colmeia de abelhas. Outra forma de remoção é entrar em contato com meliponicultores (criadores de abelhas especializados) devidamente cadastrados.

Quando as abelhas africanizadas são submetidas a um nível de estresse ou privação muito grande, elas podem abandonar a colmeia e estabelecer a colônia em outro lugar. Uma causa comum de abandono é o calor excessivo.

A fumaça acalma as abelhas, pois esta inicia uma resposta natural de alimentação em antecipação de possível abandono das colmeia devido ao fogo na redondeza. A fumaça também mascara os feromônios de alarme lançados pelas abelhas de guarda ou quando as abelhas são esmagadas numa inspeção.

Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.

Para as abelhas, o objetivo é buscar alimento (os recursos florais) para se manterem vivas. “Elas sempre vão fazer isso. Secou no litoral, elas migram para o sertão. Secou no sertão, elas migram para o litoral e para as outras cidades”, complementa.

Como espantar abelhas em 5 etapas

  1. Deixe janelas e portas para a rua abertas. ...
  2. Borrife uma mistura de óleos essenciais. ...
  3. Faça saquinhos com naftalina. ...
  4. Acenda velas de citronela. ...
  5. Plante substâncias repelentes no quintal.