Como trabalhar com alunos com necessidades especiais?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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Propor atividades que abordem questões como diversidade e aceitação das diferenças é uma arma eficiente de combate à intolerância e ao bullying. Assim, é possível promover a inclusão do aluno com deficiência em sua turma.

3 atividades inclusivas para fazer em sala de aula

  1. 1 Contação de histórias. A contação de histórias é uma maneira universal de trabalhar interpretação e senso crítico. ...
  2. 2 Desenhar o corpo. Essa é uma atividade que ajuda a criança a entender a diferença de maneira real e visual. ...
  3. 3 Guiar os colegas.

5 dicas para criar atividades adaptadas na Educação Especial

  1. Dica #1: Leia e Releia! ...
  2. Dica #2: Ensine Palavras Muito Utilizadas. ...
  3. Dica #3: Forneça Repetição com Variedade. ...
  4. Dica #4: Exemplifique e Suporte a Comunicação. ...
  5. Dica #5: Sucesso atrai mais sucesso!

Atividades Especiais para utilizar em sala de aula

  1. 1 – Todos juntos aprendendo com as diferenças. Indicado às escolas que estejam iniciando em educação inclusiva. ...
  2. 2 -Vamos desenhar? ...
  3. 3 – Trabalhando com uma história. ...
  4. 4 – Incluir brincando. ...
  5. 5 – Sentindo na pele.

6 brincadeiras inclusivas para fazer ao ar livre

  • Brincando com sombras. Para desenvolver os movimentos corporais e ativar a curiosidade dos alunos, a sugestão é brincar com as sombras. ...
  • Alfabeto na natureza. ...
  • Caixa dos sentidos. ...
  • Vôlei sentado. ...
  • Pega-pega sensorial. ...
  • Desafios na areia.

Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática; Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.

Como criar uma atividade inclusiva
O professor também deve considerar o espaço físico e recursos disponíveis na escola no planejamento. Assim como em um plano de aula, o educador deve definir alguns pontos antes de realizar a atividade: Local em que será realizada. Materiais necessários.

Adaptar materiais: destacar alguns aspectos que precisam ser apreendidos com cores, desenhos, traços; cobrir partes que podem desviar a atenção do aluno; incluir desenhos, gráficos que ajudem na compreensão; modificar conteúdos de material escrito de modo a torna-lo mais acessível à compreensão etc.

As Brincadeiras Adaptadas, levam as crianças a aprenderem a agir em uma esfera cognitiva, dependendo de motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos (Vygotsky, 1991).

Já o profissional de apoio escolar, que também pode fazer a função de atendente pessoal, trata da inclusão pedagógica do aluno. Além de atender a no máximo três alunos com deficiência, o profissional de apoio terá que ter nível superior — a exigência dessa formação só será dispensada para atuar na educação básica.

Confira, a seguir, 4 estratégias pedagógicas que auxiliarão sua escola a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência.

  1. Conheça as necessidades de cada aluno. ...
  2. Promova campanhas de inclusão escolar. ...
  3. Faça avaliações individuais. ...
  4. Invista em tecnologia.

Ser professor é, sobretudo, buscar entender as realidades de cada estudante e promover a inclusão por meio da educação. Tornar-se capacitado para atender pessoas com deficiência pressupõe lidar com esses jovens de igual para igual, com acolhimento e muita empatia para que todos se sintam parte da comunidade escolar.

Você já ouviu falar em educação física inclusiva? A prática nada mais é do que o direito à atividade física para todos. Isso significa dizer que o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor deve ser garantido, também, para os alunos com algum tipo de deficiência.

Trata-se de um profissional que acompanha o aluno diariamente, contribuindo na compreensão de suas características e eliminando barreiras que o impedem de se inserir na vida escolar. Assim, ele complementa o trabalho do educador responsável pela turma e o do AEE.

Tênis, vôlei, dança, atletismo e ginástica rítmica são algumas dentre as 12 novas experiências desenvolvidas por escolas públicas de capitais brasileiras que compõem a Coletânea de práticas 2016, um dos materiais resultantes do projeto Portas abertas para a inclusão.

Como visto, a educação especial pensa um processo inteiro, em separado, para atender alunos com necessidades especiais. Já a educação inclusiva prevê uma adaptação do sistema educacional que já existe para garantir o acesso e permanência de alunos com necessidades especiais no ensino regular.

5 melhores práticas para trabalhar a inclusão em sala de aula

  1. Conheça o perfil dos seus alunos. O primeiro passo para oferecer aulas inclusivas é entender que todo ser humano é diferente. ...
  2. Tenha intencionalidade. ...
  3. Pense sobre integração. ...
  4. Utilize múltiplos recursos. ...
  5. Crie um ambiente de respeito e cooperação.

As intervenções pedagógicas são interferências feitas pelos profissionais da educação quando percebem uma dificuldade no processo de desenvolvimento e aprendizagem de um aluno. Seu objetivo é ajudar os estudantes a realmente compreender os conteúdos.

Utilizar formas diferentes de apresentar a informação
Normalmente, as dificuldades de aprendizagem podem ser superadas com uma simples mudança na forma de apresentar o conteúdo. Por isso, é fundamental ter flexibilidade pedagógica e explorar métodos alternativos de ensino.

5 estratégias para alunos com dificuldade de aprendizagem

  • 1) Desenvolver pequenos projetos. É uma estratégia para despertar a curiosidade dos alunos por algum tema ou assunto. ...
  • 2) Tornar o material didático mais acessível. ...
  • 3) Utilizar material concreto. ...
  • 4) Diversifique as estratégias. ...
  • 5) Jogos e atividades lúdicas.

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer ...