O que significa ser vaso de barro?

Perguntado por: nmota4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Oleiro é o artesão responsável por fabricar e comercializar objetos feitos de cerâmica. O oleiro trabalha na olaria, que consiste na fábrica que produz os objetos feitos de barro. Entre os objetos produzidos pelos oleiros destacam-se os vasos, as telhas, as louças, os tijolos e etc.

Os vasos de barro, diferente dos de plástico, por exemplo, possuem minúsculos poros em sua estrutura, permitindo que pequenas quantidades de água saiam. Assim, se você deixar sua planta no sol por muito tempo o substrato vai secar rapidamente.

Trata-se de uma comparação. Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7). Vaso é uma pessoa muito usada por Deus em profecia, em revelação, em mistério, na palavra ensinada e etc. Seja vaso de Deus.

Tais versículos, relatam a manifestação de Deus como um oleiro, moldando, como a argila, àqueles que a Ele pertencem. Essa figura é rica em expressão e em significado, pois desvela Deus em Sua ação e amor. Faz-nos compreender o “singelo jeito” com que Ele nos acompanha e nos faz crescer.

Permita-se, como barro, ainda que seco, amoldar-se nas mãos de Deus. A Bíblia diz: “Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4,6). Deus deseja imprimir a vontade, o querer e o propósito dele em você. Como barro nas mãos do oleiro, seja maleável e deixe Deus trabalhar em sua vida.

II TIMÓTEO 2:18-19: “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.”

O Barro é formado com o pó da terra e água que originou o corpo humano no simbolismo da criação universal. À terra e à água, o Criador juntou o seu sopro vital. Maçonicamente, é a união dos quatro elementos: terra e água, cozida no fogo e esfriada ao ar.

O que é um Oleiro:
O oleiro trabalha na olaria, que consiste na fábrica que produz os objetos feitos de barro. Entre os objetos produzidos pelos oleiros destacam-se os vasos, as telhas, as louças, os tijolos e etc.

7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

O apóstolo fala que quem não faz a vontade de Deus é como um vaso de desonra por que seu interior está sujo. Além disso diz que estão “preparados para a perdição” como um vaso que de tão sujo você joga fora por que não adianta nem lavar.

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros.

A moldagem do Barro: O oleiro o coloca sobre as rodas, vai amassando de dentro para fora num movimento circular e dando forma, em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro.

A roda de oleiro é uma forma milenar de produzir peças, com uma roda feita a partir de madeira ou ferro. O movimento é feito pela perna que vai sendo jogada contra a roda e assim um movimento necessário para se produzir artefactos cerâmicos.

Como vaso nas mãos do Senhor, somos vaso em construção, pois Ele está aperfeiçoando nossa vida. À medida que trabalha nela, ao mesmo tempo Ele faz dela um instrumento de bênçãos em Suas mãos. Levando em conta que somos vaso de barro, é preciso que nos cuidemos, assim como permaneçamos nas mãos do Senhor.

Depois de lavá-lo normalmente, o ideal é que o vaso de barro seja mergulhado em água durante uma noite em um tanque, balde ou banheira. Se estiver com pressa, pode deixá-lo de molho apenas por algumas horas, mas é essencial que ele absorva bastante água.

Em Jeremias 18, o Senhor Deus compara seu relacionamento com Judá da mesma maneira que o Oleiro trata o vaso. Da mesma forma que o Oleiro é capaz de fazer o que quiser com o barro, Ele é capaz de fazer o que quiser com Seu povo. O Senhor Deus pode nos moldar e nos deixar parecidos com Ele.

Nós somos o barro; tu és o Oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos. “Por acaso não poderei Eu fazer de vós como fez este modesto oleiro com sua obra de barro?”, indaga o SENHOR. “Eis que, como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó Casa de Israel!

A cerâmica é uma das mais antigas habilidades manuais dos povos civilizados. Jeremias observou que o oleiro descobriu uma falha no vaso que estava fazendo. Despertou o interesse de Jeremias o fato de o oleiro desfazer a forma do barro e começar de novo a moldar um outro vaso. (Ver Jeremias 18:3–4.)

Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.